COMPAGÁS E CIBIOGÁS FAZEM PARCERIA PARA DESENVOLVER O BIOMETANO NO PARANÁ

aqaqaqaqaA Compagás (Companhia Paranaense de Gás) anunciou uma parceria com o CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis) com o  principal objetivo de desenvolver estudos e projetos de biometano no Paraná. A aprovação do termo de cooperação prevê que haverá trabalhos conjuntos para viabilizar essa cadeia no Paraná. Ações como estudos de viabilidade técnica-econômica, normas técnicas e boas práticas da injeção do biometano nas redes de distribuição serão essenciais para adicionar essa prática ao dia a dia de fornecimento. O CIBiogás atua, desde 2012, no fomento do uso de energias renováveis, com foco no biogás, cuja matéria-prima tem origem a partir de resíduos como bagaço de vegetais, esterco, lixo e palhas, que são comumente descartadas no interior. Assim, nasce uma cadeia em que nada é descartado e, por fim, ainda sustenta o fornecimento de energia.

Rafael Lamastra Jr, diretor-presidente da Compagás, disse que “Apoiamos iniciativas assim, que melhorem as alternativas de suprimento a institucional_citygate (7)uma parte fundamental do estado. Com essa parceria, a proposta é estudar condições competitivas de preço e, consequentemente, dar confiabilidade e segurança para utilizarmos o biometano em nossa rede. A Compagás acompanha e apoia os movimentos e projetos de produção e uso do biogás e, principalmente, do biometano  no Estado, desde 2011.” A orientação da Compagás é que tais iniciativas precisam ser estruturadas próximas ao mercado potencial ou às redes de distribuição da Companhia, e de forma competitiva:  “A cobrança é pela redução permanente do preço do gás. Hoje a nossa rede de distribuição possui mais de 830 km e não temos falta de gás no Estado. Para adquirir o biometano, precisamos que ele seja competitivo e com fornecimento contínuo, sem institucional_citygate (3)interrupções. Além disso, acreditamos no papel do biometano como indutor de desenvolvimento para o interior do estado, viabilizando redes locais de atendimento.”

Para lembrar, a Compagás é uma empresa de economia mista, que tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural canalizado aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of