COMPAGÁS ESTIMULA A PRODUÇÃO DE BIOGÁS E BIOMETANO E PREVÊ UMA SÉRIE DE AÇÕES NESSE SENTIDO EM 2022

COMPAO Paraná é um dos maiores centros potenciais de produção de biogás e biometano no país, justamente pela força da indústria agropecuária em sua economia. Com atenção a este cenário, a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) está prevendo para este ano uma série de ações que visam estimular o desenvolvimento da produção dessa energia renovável. A empresa deseja inclusive adquirir biometano para ampliar o atendimento em novas regiões do Estado. Para o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Junior, o biometano é o melhor caminho para a geração de energia limpa e renovável a partir de matéria-prima orgânica localizado em aterros, estações de tratamento de esgoto e na agroindústria, com capacidade de abastecimento de frotas, indústrias e cooperativas:  “Essa é uma fonte de energia plenamente viável para que possamos atender diversas demandas, desde o segmento veicular até indústrias que ainda não são atendidas pela rede de distribuição de gás natural e com isso desenvolver mercados locais em diferentes regiões do Paraná.”

Lamastra reforça que há previsão, no planejamento da Companhia para 2022, para o lançamento de uma chamada pública específica para aquisição de biometano, oCOMPAD que para ele, vai estimular ainda mais o potencial de produção deste combustível de forma contínua e competitiva: “Lembrando que o biometano é equivalente ao gás natural e, assim, podemos adquirir o gás produzido para ampliar a participação desta matriz energética no estado e contribuir para o desenvolvimento socioambiental e econômico das cidades”, diz. “Esta também é uma oportunidade para ampliar o uso do biometano nos mercados cativos em alinhamento às práticas de sustentabilidade. Estamos preparando a Compagas para oferecer um combustível renovável aos seus consumidores”.

Atualmente, a Compagas possui pelo menos 10 projetos ligados à geração de biometano em diferentes regiões do Estado – são ações em Curitiba e RMC, nos Campos Gerais e na Região Norte do Paraná. Esses projetos têm o objetivo de ampliar produção downloaddo biometano e desenvolver uma fonte energética competitiva no mercado. Se o gás natural é considerado o combustível da transição energética, para a Compagás, o biometano é o caminho para fomentar uma nova economia baseada em carbono neutro e atender o anseio por combustíveis limpos e econômicos.

O foco estratégico da Compagas está exatamente em aproveitar a escala existente da geração de resíduos orgânicos das agroindústrias, estações de tratamento de esgoto (em parceria com a Sanepar), avicultura, suinocultura, aterros sanitários, entre outros, para favorecer uma geração contínua e descentralizadas de energia limpa.  O biometano é um combustível obtido a partir da produção do biogás, que por sua vez é produzido pela decomposição de matéria orgânica de origem vegetal ou animal.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of