COMPLEXO DE SUAPE CRIA NOVA DIRETORIA
Após alteração feita no seu estatuto social, o Complexo de Suape passará a ter uma diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O cargo foi criado pelo governo do estado de Pernambuco, comandado por Paulo Câmara, e será dirigido por Bernardo D’Almeida, que já foi secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do estado. Os outros dirigentes, como o vice-presidente e diretores de Planejamento e Gestão, Engenharia, Gestão Portuária, entre outros cargos, devem ter seus nomes revelados ao fim desa semana.
Thiago Norões (foto), presidente do Porto de Suape e atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, destacou que alguns aspectos influenciaram a criação de uma diretoria para tratar de meio ambiente e sustentabilidade. “O primeiro foi a necessidade de separar a área de meio ambiente da Engenharia, em função de conflitos de interesse entre as duas diretorias. O segundo é a crescente demanda ambiental, exigindo uma gestão dedicada ao tema. E o terceiro fator é a sustentabilidade, que inclui as questões sociais”, revelou.
Norões ainda afirmou que D’Almeida tem o currículo necessário para ocupar um cargo como esse. ““Bernardo D’Almeida é auditor da Fazenda, mas tem experiência na área social. Atuou no Pacto Pela Vida e comandou a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Conhece bem os programas sociais”, afirmou.
Bernardo D’Almeida seja bem vindo, esperamos que a área de meio ambiente e sustentabilidade seja tratada com total responsabilidade.
O desafio se faz em construir e reinventar mediações sobre a relação capital/ exploração natureza, capazes de articular a vida social e o meio ambiente.