CONSELHO CHINÊS DÁ AUTORIZAÇÃO PARA INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DE MAIS QUATRO REATORES NUCLEARES
Se você ainda tem dúvidas sobre a determinação da China em investir na geração nuclear de energia, pode tirar o cavalo da chuva e ver esses exemplos. Notícias novíssimas: o Conselho de Estado chinês aprovou a construção de quatro reatores Hualong One: dois como fase um da usina San’ao, na província de Zhejiang, e dois como a segunda fase da usina Changjiang, na província de Hainan. O investimento total nos projetos ultrapassa US$ 10 bilhões. O Conselho observou que a promoção ativa e constante da construção de projetos de energia nuclear é uma medida importante para expandir o investimento efetivo, aumentar o apoio à energia e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Oito novos reatores foram aprovados em 2015. Entre 2016 e 2018, foi aprovada a construção de um reator rápido de demonstração. Em 2019, três projetos foram aprovados no início do ano.
A empresas CNNC e Huaneng também estão cooperando na fase um da planta de Changjiang, que compreende dois reatores de água pressurizada CNP-600. O projeto Shidaowan HTR-PM e a demonstração de 600 MWe reator rápido em Xiapu, na província de Fujian. Para a fase 1 da planta de Changjiang, a Huaneng detém uma participação de 49%, com a CNNC detendo os 51% restantes. Em julho do ano passado, a CNNC anunciou o lançamento de um projeto para construir um pequeno reator modular ACP100 em Changjiang. Esta obra marcará o primeiro projeto de energia nuclear chinês envolvendo capital privado, com o Geely Technology Group, tendo uma participação de 2% na usina. A CGN detém 46% das ações da empresa do projeto Cangnan Nuclear Power, com outras empresas estatais detendo o restante.
Enquanto isso, o processo de carregamento dos 177 conjuntos de combustível no núcleo da unidade 5 da usina nuclear chinesa de Fuqing já começou, de acordo com o anuncio da China National Nuclear Corporation (CNNC). A unidade, o primeiro de dois reatores Hualong One de demonstração no local na província de Fujian, está programado para começar a operar no final deste ano. A primeira unidade de combustível foi carregada no núcleo do reator logo após a emissão da licença de operação da unidade pelo Ministério da Ecologia e Meio Ambiente. O CNNC disse que o design do núcleo do Hualong One reduz a densidade da potência do núcleo e melhora o nível de segurança do design. Com a instalação bem-sucedida do primeiro grupo de conjuntos de combustível, a unidade entrou na fase de comissionamento nuclear do sistema principal e está pronta para ser concluída.
E para concluir, a informação do lançamento do primeiro concreto relacionado à segurança para a segunda unidade Hualong One, na usina nuclear de Zhangzhou, na província chinesa de Fujian. Segundo a China National Nuclear Corporation (CNNC). As unidades estão programadas para entrar em operação comercial em 2024 e 2025, respectivamente. O Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China emitiu licenças de construção para as unidades 1 e 2 de Zhangzhou para a CNNC-Guodian Zhangzhou Energy Company, proprietária do projeto de energia nuclear de Zhangzhou, criado pela CNNC (51%) e pela China Guodian Corporation (49 %), em 2011. As licenças são válidas por 10 anos. A construção da unidade 1 começou uma semana após a emissão da licença de construção. O CNNC disse que a construção do projeto está “progredindo sem problemas, e os principais marcos do projeto estão sendo realizados conforme planejado”. A empresa disse que o primeiro tanque de concreto para a base do reator de Zhangzhou 2 foi derramado hoje, marcando o início oficial da construção da unidade.
Existem atualmente sete unidades Hualong One sendo construídas na China simultaneamente. Além das duas unidades de Zhangzhou, a CNNC iniciou a construção da primeira das duas unidades Hualong One, em Taipingling, Guangdong, em dezembro de 2019. A empresa também está construindo duas unidades em sua planta de Fuqing na província de Fujian, enquanto a China General Nuclear (CGN) está construindo dois em sua unidade de Fangchenggang na província de Guangxi. Além disso, há duas unidades Hualong One em construção em Karachi, no Paquistão e a possibilidade do uso de uma versão, no Reino Unido, de seu projeto Hualong One em uma futura usina nuclear em Bradwell, Inglaterra.
Deixe seu comentário