ENGIE FECHA PARCERIA COM A BC ENERGIA PARA CONSTRUÇÃO DE USINAS HÍBRIDAS EM GOIÁS, MINAS E DISTRITO FEDERAL

wswwsswA ENGIE  fechou uma parceria com a empresa de geração renovável BC Energia para a construção de sete usinas solares fotovoltaicas. As plantas destinam-se à modalidade de geração distribuída e serão instaladas nos estados de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. Somadas, as usinas adicionarão mais 21 GWh/ano à capacidade de geração de energia instalada da BC Energia, que chegará a 35,5 GWh em 2021 – o correspondente ao abastecimento de 20 mil residências. Leonardo Serpa, diretor-presidente da ENGIE Soluções, disse que “Essa nossa parceria com a BC Energia está em linha com os propósitos da ENGIE de contribuir para promover a sustentabilidade, a descentralização e a descarbonização na geração e em soluções na área de energia. Nossa estratégia é liderar a transição energética em curso. Além disso, a geração solar distribuída é uma alternativa renovável e a custo competitivo para diversos segmentos.”

Das sete unidades, três serão construídas em Goiás, sexto colocado no ranking de geração solar distribuída, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica. Com o incremento de aproximadamente mais 4,6 MWp no estado, a BC Energia responderá por cerca de 6% da produção goiana. Duas usinas ficarão no azazazDistrito Federal, que ganhará mais 3 MWp com a BC Energia passando a responder por 10% de sua produção. Outras duas plantas serão implantadas em Minas Gerais. Alessandro Cunha, CEO do Grupo BC Energia afirmou que “Temos os mesmos propósitos da ENGIE no que diz respeito ao compromisso com a sustentabilidade e com o negócio em energia. Nossa produção é 100% renovável, sendo hoje um mix dividido igualmente entre geração hídrica e fotovoltaica. Com a construção das sete usinas solares, a energia solar passa a responder por 70% da nossa geração”, ressalta Alessandro Cunha, CEO do Grupo BC Energia.

ENGIE e BC Energia já realizaram um projeto conjunto de sucesso, em 2018, na construção de uma primeira usina híbrida ‘solar-hídrica’ no município de Caiapônia, sudoeste goiano, a 318 km de Goiânia. Ela foi instalada no complexo Rio Bonito, de propriedade do Grupo BC Energia, que já conta com duas Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH) Rio Bonito I e II, com potência total instalada de 1.900 kVA. Ao mesclar a geração solar fotovoltaica, que é intermitente, com a geração hídrica, a usina híbrida consegue manter uma regularidade de geração ao longo do ano mesmo em períodos secos, em que as Centrais Geradoras Hidrelétricas têm uma redução significativa no volume de energia produzido. O empreendimento é o maior sistema de geração híbrida do estado de Goiás e um dos maiores do Brasil em volume de energia a ser injetado na rede na modalidade de compensação, em que o excedente não consumido no momento da geração é transformado em créditos junto à distribuidora local de energia para consumo futuro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of