CONSELHO DA PETROBRÁS SE REÚNE NESTA SEXTA-FEIRA PARA AVALIAR PLANO DE VENDA DA BR DISTRIBUIDORA

bendineMais uma vez, o plano de abertura de capital da BR Distribuidora está no centro das discussões da Petrobrás. O Conselho de Administração da estatal se reúne nesta sexta-feira (23) para debater a proposta de venda de até 25% da subsidiária, que em breve deverá ter anunciado um novo parceiro. Buscando a obtenção rápida de recursos junto ao mercado financeiro, a petroleira tem como objetivo acelerar o processo de oferta para fechar a venda dos ativos ainda este ano. A reunião do conselho traz também como pauta uma possível alteração no método de gestão da companhia, que estuda reforçar o papel de seus diretores e permitir que eles falem em nome da estatal.

A fase é de mudanças e consertos na Petrobrás. Após a revelação dos amplos esquemas de corrupção estabelecidos nos bastidores da empresa, a nova gestão liderada pelo presidente Aldemir Bendine (foto) tem procurado descentralizar o poder de decisão dentro da estatal para evitar que erros do passado ocorram novamente. Permitindo uma forte participação de seus conselhos deliberativos e uma maior autonomia de seus diretores, a companhia busca evitar que a tomada de decisões tenha caráter individual e arbitrário.

O maior foco atualmente, porém, continua sendo a venda de ativos, medida que visa arrecadar recursos e amenizar o largo endividamento acumulado da empresa. É sob essa perspectiva que o projeto de venda da BR Distribuidora foi aprovado pelo conselho administrativo da empresa em agosto deste ano. Embora tenha sido postergado devido às condições pouco receptivas do mercado, a estatal divulgou na última semana um comunicado autorizando a busca de novos parceiros para operar a subsidiária de distribuição, que possui um valor de mercado estimado em até R$ 40 bilhões.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of