faixa - nao remover

CONSÓRCIO DA BOSKAILS INICIA OBRAS PARA AMPLIAÇÃO DO CANAL DE ACESSO DO PORTO DO RIO

porto do rioApós mais de um ano de preparos e um investimento de aproximadamente R$ 210 milhões, tiveram início esta semana as obras para ampliação do canal de acesso do Porto do Rio de Janeiro. O projeto está sendo tocado pelo Consórcio Van Oord/Boskails, contratado pela Secretaria de Portos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil para realizar também o acesso aos berços de acostagem e a expansão da bacia de evolução no terminal. Após as mudanças, o porto terá capacidade para receber uma maior quantidade de navios, abrangendo embarcações de até 345 metros de comprimento, 48 metros de boca e 13,5 metros de calado.

De acordo com a assessoria do ministério, as obras foram iniciadas na última quinta-feira (16), após autorização concedida pela Capitania dos Portos do Rio na quarta-feira à noite. O projeto dá continuidade à primeira fase da dragagem, iniciada em dezembro de 2014 com a licitação vencida pelo consórcio. Ao longo do ano passado, foram gastos R$ 5,124 milhões no desenvolvimento dos projetos básico e executivo, assim como na obtenção das licenças ambientais necessárias.

Com as obras de dragagem, o porto será capaz de receber navios com uma carga geral equivalente a até 8 mil contêineres de seis metros de comprimento (8.000 TEUs). Atualmente, ele recebe embarcações que transportam até 4.500 TEUs. Além disso, o empreendimento passará a suportar navios graneleiros de até 75 mil toneladas de porte bruto.

Ao término de todas as obras de modernização e expansão, este será o maior cais contínuo da América do Sul, podendo chegar a 2.70 metros de extensão. As principais indústrias beneficiadas com as mudanças deverão ser a de óleo e gás, farmacêutica, automotiva e química.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of