SHELL E CHEVRON DECIDEM VENDER REFINARIAS NOS EUA E CANADÁ

shell 2O preço da gasolina não está acompanhando a recuperação do valor do barril de petróleo, forçando a Chevron e a Shell a se desfazerem de pequenas refinarias nos EUA e no Canadá. Com a margem de ganho no refino caindo, após a máxima alcançada em 2015, as empresas querem vender estas unidades enquanto o lucro ainda está num patamar razoável.

A Chevron está colocando à venda estações de refino e de gasolina na cidade de Burnaby, na província canadense de British Columbia. Já a Shell está negociando a refinaria de Martinez, na Califórnia, nos Estados Unidos. Nos últimos três anos, as duas companhias, mais a Exxon Mobil e a BP, venderam uma capacidade refinadora de mais de 1 milhão de barris de petróleo por dia nos EUA.

A estratégia de se desfazer de ativos com baixa rentabilidade serve como readequação ao novo momento que o setor de óleo e gás passa atualmente. Ambas empresas estão investindo em novos negócios: a Shell comprou o BG Group por US$ 53 bilhões no início do ano, enquanto a Chevron está investindo em grandes projetos de gás natural liquefeito (GNL).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of