CONSÓRCIO DA TRANSCANADA VENCE LEILÃO PARA CONSTRUÇÃO DE OLEODUTO LIGANDO O TEXAS AO MÉXICO
Um novo projeto de larga escala começa a se concretizar na indústria norte-americana. Nesta segunda-feira (13), a Infraestructura Marina del Golfo, joint-venture formada pela TransCanada com a Ienova, venceu o leilão para a construção e operação de um oleoduto submarino de 800 km ligando o estado do Texas ao México. Com uma proposta no total de US$ 2,16 bilhões, o grupo foi o único a ser qualificado para o certame, segundo anúncio feito pela Comissão Federal de Eletricidade do México. A previsão é de que o empreendimento inicie suas operações em 2018.
Com 60% de participação no consórcio, a TransCanada, liderada pelo CEO Russ Girling (foto), pretende investir US$ 1,3 bilhão ao longo do projeto. O restante será investido pela Ienova – unidade mexicana da empresa estadunidense Sempra Energy -, que detém uma fatia de 40% na joint-venture. Elas serão responsáveis pelo financiamento, engenharia, construção, operação e manutenção do empreendimento.
O oleoduto irá transportar gás natural do Texas, nos Estados Unidos, para estações de energia da CFE, empresa de eletricidade federal mexicana, nos estados de Tamaulipas e Veracruz. Entre os principais objetivos está a ligação da indústria norte-americana com o porto de Tuxpan, que funciona como hub para navios-tanque que fornecem produtos petrolíferos à Pemex.
Deixe seu comentário