CONSÓRCIO DO GASODUTO NORD STREAM 2 INICIA NOVAS LICITAÇÕES PARA REVESTIMENTO DE TUBOS
A passos lentos, um novo projeto para fornecimento de gás natural começa a sair do papel na Europa. O consórcio liderado pela estatal russa Gazprom deu início a novas licitações para a construção do Nord Stream 2, gasoduto que ligará a Rússia à Alemanha com potencial para transportar 55 bilhões de m³ de gás por ano. O foco desta etapa deverão ser as propostas para revestimento de concreto nas tubulações, e a expectativa é de que a empresa avalie os valores oferecidos a partir do mês de julho.
O anúncio foi feito esta semana pelo diretor financeiro da Nord Stream 2, Paul Corcoran (foto), que palestrou durante o Fórum Russo de Energia, em Londres. A companhia, que tem 50% de suas ações contraladas pela Gazprom em parceria com diversas empresas, como Shell e EON, calcula que os contratos devem começar a ser postos em prática em janeiro, com conclusão prevista para setembro do mesmo ano.
No último mês de março, a empresa fechou contratos de aproximadamente US$ 100 milhões com fornecedores de dutos para a construção das duas linhas que compõe o gasoduto. Os acordos, fechados com Europipe, United Metallurgical Company e Chelyabinsk somaram 2,2 milhões de toneladas em equipamentos e devem abranger 2.500 km em extensão. A construção das duas linhas está prevista para começar em 2018.
A Nord Stream 2 também busca agora concluir os processos de financiamento até o final de 2017, com previsão para o primeiro fornecimento de gás em 2019. O gasoduto, que deverá ampliar em larga escala o fornecimento de gás russo na Europa ocidental, foi planejado como um reforço para o Nord Stream 1, responsável por ligar a cidade russa de Vyborg a Greifswaldm, na Alemanha.
Deixe seu comentário