CONSÓRCIO VOLTADO PARA PESQUISAS NO SETOR DE ÓLEO E GÁS APRESENTA MAIS RECENTES PROJETOS NA OTC BRASIL

Greg Kusinski ChevronO consórcio Deepstar foi criado em 1991 por empresas gigantes do setor de petróleo como Chevron, Statoil, Total, Petrobrás, BP, entre outras, para desenvolver pesquisas tecnológicas dentro do segmento. A atual fase de pesquisas é focada em águas profundas e a tecnologia de boião de risers, utilizada pela Petrobras, foi destaque em um painel realizado na última quarta-feira (28) na Offshore Technology Conference.

A sessão reuniu especialistas de empresas que compõe o consórcio, como Ricardo Franciss, da Petrobrás, e Greg Kusinski (foto), da Chevron, e de outras empresas, como Upul Fernando, pela GE, entre outros.  O representante da Petrobrás disse que a companhia está considerando o uso da tecnologia para outros projetos além de Sapinhoá e Lula Nordeste, onde está em atividade desde 2013 e 2014, respectivamente.

Sistemas anti-corrosão também estão sendo desenvolvidos pelo consórcio, de acordo com Andrew Kilmer, da australiana Amog Consulting. O trabalho desenvolvido por Andrew é sobre corrosão induzida microbiologicamente em sistemas de ancoragem, um problema encontrado, por enquanto, na África e Sudeste Asiático.

Outra estudo em curso no consórcio é de risers de aço conectados mecanicamente. O responsável por apresentar o projeto foi David Barnes, da GMC Engineering, que comparou em tom de brincadeira com blocos de Lego, permitindo que todos sejam acoplados juntos, usando de um junta de fricção, sem necessidade de complementação com solda nas embarcações de trabalho.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of