CONSTRUÇÃO DE UM GASODUTO CORTANDO A ÁFRICA PARA LEVAR GÁS PARA A EUROPA UNE TRÊS PAÍSES EM OBRA GIGANTESCA | Petronotícias





CONSTRUÇÃO DE UM GASODUTO CORTANDO A ÁFRICA PARA LEVAR GÁS PARA A EUROPA UNE TRÊS PAÍSES EM OBRA GIGANTESCA

gasodutoOs ministros da Energia da Argélia, Níger e da Nigéria assinaram um memorando de entendimento (MoU) para a construção de um gasoduto de 4.000 quilômetros que vai cruzar o deserto do Saara para fornecer gás adicional à Europa. O Gasoduto Transaariano (TSGP) deve enviar bilhões de metros cúbicos de gás nigeriano para a Argélia via Níger. A Argélia enviará então aos países da Europa o gás, via Transmed, que liga o país à Itália através da Tunísia, e o GNL (gás natural liquefeito) transportado por navios-tanque. O Ministro Argelino da Energia e Minas, Mohamed Arkab, e os seus colegas  da Nigéria, Timipre Sylva, e do Níger, Mahamane Sani Mahamadou,  também assinaram o memorando de entendimento em Argel durante uma 3ª reunião entre os três países. Eles discutiram alguns aspectos do projeto, incluindo o status do progresso, de acordo com a APS. Por enquanto, não foi dada nenhuma indicação de quando o gasoduto será concluído.

Quando o projeto foi lançado em 2009, o custo de investimento do Gasoduto Transaariano (TSGP) foi estimado em 10 bilhões de dólares. O gasoduto de 4.128 km, dos quais 1.037 km na Nigéria, 841 km no Níger e 2.310 km na Argélia, vai ligar os campos de gás da Nigéria, através do Níger, à fronteira argelina para ligar à rede argelina. O TSGP também permitirá em seu caminho o abastecimento das regiões dos países do Sahel. Este projeto foi reativado em um contexto geopolítico marcado por uma forte demanda internacional por gás e petróleo e um aumento nos preços, após a guerra na Ucrânia eclodir no final de fevereiro. O país do norte da África, cujas reservas comprovadas de gás natural chegam a quase 2.400 bilhões de m3, fornecia cerca de 11% do gás consumido na Europa antes da guerra na Ucrânia, em comparação com 47% da Rússia. É o primeiro exportador africano de gás natural e o 7º a nível mundial.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of