CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA CAI 3,1% EM SETEMBRO E SETOR INDUSTRIAL APRESENTA OS PIORES NÚMEROS
Os brasileiros estão consumindo menos energia elétrica e a tendência já atingiu todas as classes de consumo. No mês de setembro, a retração foi de 3,1% em relação ao mesmo mês de 2014, ficando em 37.701 GWh. A indústria foi a que teve pior desempenho, com queda de 6,3% no consumo, seguida pela classe residencial (-1,7%). Os dados são da Resenha Mensal desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
No acumulado do ano de 2015 uma queda de 1,7% também foi constatada, com um total de 348.066 GWh consumidos até o final de setembro. O desempenho do setor industrial assusta, com queda de 4,5% nos nove primeiros meses deste ano e de 4,2% nos últimos doze meses. Os números são diretamente relacionados com a atividade econômica do país e os números mostram que a indústria metalúrgica é a que mais sofre diminuição de 21,8% no consumo entre março de 2014 e agosto de 2015, seguido da de veículos automotores, reboques e carrocerias (-14,2%).
No último mês apenas os Sistemas Isolados apresentaram alta de consumo, de 0,7%. Nos primeiros nove meses do ano, além dos Sistemas Isolados, o Nordeste apresenta aumento de consumo, principalmente por causa da atividade comercial, que teve aumento de 4,9% neste período.
A região Sul foi o destaque negativo em setembro, com queda de 4% no consumo de energia, pior performance entre as Regiões Geográficas, enquanto a região Norte foi a única com resultado positivo, com aumento de 3,4%, impulsionada pelo segmento residencial, que cresceu 8,5% no último mês.
No ano de 2015, a região Sudeste é a que apresenta maior queda de consumo, um total de 2,9%. O setor industrial foi o pior nos últimos nove meses, tendo uma retração de 4,7%. Em compensação, o comercial se manteve praticamente estável neste ano, com queda de apenas 0,1%. Além disso, o segmento é o único na região que tem saldo positivo (1,2%) nos últimos doze meses,
Deixe seu comentário