CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA SE MANTÉM ESTÁVEL NO TERCEIRO TRIMESTRE DO ANO

linhasA Empresa de Pesquisas Energética (EPE) divulgou um balanço com os dados do terceiro trimestre deste ano. Foram consumidos 115.090GWh, indicando estabilidade comparado ao mesmo período do último ano, com aumento irrisório de 0,2%. O maior responsável por esse valor é o setor indústrial, que retraiu 5,4% no trimestre.

O crescimento de 5,9% no consumo comercial faz parte de uma dinâmica que esses consumidores vêm apresentando. No primeiro trimestre o crescimento havia sido de 10,7%, enquanto no segundo foi de 6,2%. O acumulado dos três últimos anos chega a 19%, já que em 2012 o crescimento foi de 6,8% e em 2013 de 5,2%.

Somente no mês de setembro, o setor industrial, apresentou uma queda de 4,7% no consumo de energia elétrica, em relação ao mesmo mês de 2013. Essa é a menor queda nos últimos quatro meses, tendo sido registradas quedas de 4,9% em junho, 6,5% em julho e 5,1% em agosto. Os setores metalúrgico, químico e automobilístico foram os que apresentaram maior redução de consumo.

Por outro lado, o consumo do setor de serviços cresceu novamente, tendo aumento de 6,1% na comparação com igual mês do ano interior. Com isso, acumula-se no ano um crescimento de 7,6%, e em 12 meses de 7,3%.

O consumo residencial, por sua vez, cresceu 2,9% em setembro, em relação ao mesmo mês do ano passado. No trimestre o aumento é de 3,5%, comparado ao mesmo período de 2013. No total, foram consumidos 31.622GWh. Um dos fatores sugeridos pela EPE para o aumento no consumo residencial no trismestre foi a Copa do Mundo no Brasil, a que se atribui a expansão de 5,3% observada em julho.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of