SEM CONSIDERAR TERMELÉTRICAS, CONSUMO DE GÁS NATURAL CRESCEU 6,2% NO SEGUNDO TRIMESTRE, DIZ ABEGÁS

Augusto-Salomon_abegas-1049x1200O consumo médio de gás natural no segundo trimestre deste ano, sem considerar o uso em termelétricas, totalizou 44 milhões de metros cúbicos por dia, um aumento de 6,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram apresentados pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). Os números representam a somatória dos volumes consumidos pelos clientes dos segmentos industrial, automotivo, comercial, residencial, cogeração, matéria-prima e outros.

Quando considerado todos os segmentos, inclusive o de geração termelétrica, o consumo médio total teve um recuo de 27,1%, chegando a 53,5 milhões de metros cúbicos por dia no segundo trimestre. Olhando exclusivamente para o uso de gás na geração térmica, o consumo caiu 70%, totalizando 9,5 milhões de metros cúbicos por dia.

O setor de distribuição tem como principal indicador os segmentos que têm demanda firme. E o que vemos nesses segmentos é uma tendência de crescimento, com destaque para os consumos da indústria, com alta de 5,2%, e do gás natural veicular, o GNV, com avanço de 19,6%”, disse o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.

Veja abaixo um resumo do consumo de gás natural em todos os segmentos durante o segundo trimestre:

IndustrialApresentou crescimento de 5,2% no 2T22 em relação ao 2T21, com um consumo de 31,6 milhões de metros cúbicos por dia.

Automotivo  GNV segue o combustível automotivo mais competitivo do País. Com a alta dos combustíveis líquidos, o uso de GNV cresceu 19,6% no 2T22 em relação ao 2T21. O consumo totalizou 6,7 milhões de metros cúbicos por dia.

Comercial A retomada sem restrições das atividades presenciais, pós-vacinação, deu ao comércio um expressivo crescimento de 23% no 2T22 em relação ao 2T21. O consumo no segundo trimestre totalizou 874 mil metros cúbicos por dia.

Residencial  Registrou alta de 2,2% no 2T22 em relação ao 2T21, fruto do investimento das concessionárias na ampliação da rede de distribuição e captação de novos clientes. O consumo somou 1,5 milhão de metros cúbicos por dia

Cogeração  Acompanhando o desempenho da indústria, o consumo no teve uma alta de 2,8% no 2T22, totalizando 2,28 milhões de metros cúbicos por dia.

Geração elétrica  Com o menor despacho das termelétricas a gás, devido à boa situação hidrológica do País, o consumo médio no período teve queda drástica e somou 9,6 milhões de m³/dia. Recuo de 70%.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of