COPEL ADQUIRIU 100 DRONES PARA AJUDAR NAS INSPEÇÕES DE SUAS LINHAS EM TODO PARANÁ

GGDDA Copel adere a tecnologia dos drones para melhorar sua eficiência. A companhia adquiriu 100 drones para uso em inspeções em linhas de distribuição de média e alta tensão no Paraná. Os equipamentos já estão sendo usados em inspeções preventivas e corretivas nos mais de 200 mil quilômetros de linhas de distribuição da Companhia.  A tecnologia garante mais segurança e agilidade para os eletricistas que todos os dias verificam linhas, chaves, transformadores e demais equipamentos da rede, especialmente em locais de difícil acesso. Para  o supervisor de setor da Divisão de Desempenho da Manutenção Leste, Cristiano José Gober,   “Nas áreas rurais ou no entorno das cidades, e também no litoral em regiões onde somente é possível chegar de barco, por exemplo, os drones fazem toda a diferença, pois registram as informações que precisamos com eficiência, sem precisar deslocar o eletricista em trechos complexos.”

Uma inspeção comum por terra costumava levar cerca de dez dias por trecho. Esse tempo caiu para três dias em 2020 e deve reduzir ainda mais com o aumento da2ww quantidade de equipamentos.  Até então, a Copel tinha 19 drones para inspeções, adquiridos em 2018 basicamente para testes. Com os novos equipamentos, mais inspeções estão sendo feitas em toda a rede da empresa no Paraná e, para que os consumidores não tenham receio de ver os equipamentos sobrevoando por suas propriedades, todos foram adesivados com a identidade visual da empresa. Vitor Hugo Marzarotto, inspetor de linhas e redes, “Se o consumidor identificar um drone laranja sobre sua propriedade, provavelmente será um dos nossos e, com isso, não há com o que se preocupar, são inspeções de rotina para verificar as condições da rede e identificar anomalias, ou seja, é para o próprio bem do cliente.”

ffAinda assim, caso o consumidor veja um drone sobrevoando sua propriedade, é possível entrar em contato com a Companhia para confirmar se o serviço realmente está sendo feito por profissionais da Copel, basta ligar para 0800 51 00 116.  Os novos equipamentos são do modelo Mavic Pro 2 e têm configurações próprias para inspeções de obras, aplicações de segurança e fiscalização, projetos e mapeamentos. Eles foram distribuídos por diversas unidades da Copel no Paraná, entre agências e áreas de manutenção, inspeção de redes, segurança do trabalho, geoprocessamento e projetos e obras.  Cerca de 100 profissionais da Companhia foram treinados em Cascavel, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Curitiba em junho, para operarem os novos drones. O próximo passo será adquirir um software que transmita as imagens e informações dos drones para a central da Copel em tempo real.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of