CRESCE O MERCADO MUNDIAL DE REATORES NUCLEARES MODULARES COM PROJETOS NOS ESTADOS UNIDOS AVANÇANDO

aqaqaqaaqaqDefinitivamente, os reatores modulares parecem ter tomado o mercado nuclear mundial. A Ultra Safe Nuclear Corporation (USNC) está propondo implantar seu Reator Micro Modular (MMR) até 2026 por meio de parcerias com o Idaho National Laboratory (INL) e a Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC). As propostas fazem parte do Programa de Demonstração de Reatores Avançados do Departamento de Energia dos Estados Unidos, que visa acelerar a demonstração de reatores avançados por meio de parcerias de custos compartilhados com a indústria dos Estados Unidos. Os reatores ficaram nessas duas cidades. O programa, que foi lançado em maio, fornecerá US$ 160 milhões para financiamento inicial para construir dois reatores de demonstração avançados que podem estar operacionais nos próximos cinco a sete anos.

A Universidade de Illinois planeja demonstrar um único MMR, que será operado como um reator de treinamento, pesquisa e teste, e também irá religar parcialmente uma usina elétrica a carvão existente, fornecendo aquecimento distrital sem carbono e energia para a UIUC campus. Uma proposta de usina de microrreator – o Sistema de Energia MMR – no Laboratório INL seria usada para demonstrar sistemas integrados de energia com energias renováveis e outras qaaqaqaqatecnologias de energia limpa no INL. O diretor de laboratório associado do INL para Ciência e Tecnologia Nuclear, John Wagner, disse que o laboratório está particularmente interessado em propostas para demonstrar sistemas de energia limpa e integrada, combinando energia nuclear com tecnologias renováveis para descarbonizar o setor elétrico. A UIUC estará diretamente envolvida no design e integração do MMR. Seu chanceler, Robert Jones (foto à direita), disse que “Esta tecnologia foi criada para ajudar nosso campus a cumprir suas metas de neutralidade de carbono e conduzir grandes descobertas que mudam o mundo. Seria uma vitória incrível para nosso empreendimento de pesquisa e nossos esforços de sustentabilidade do campus”.

O MMR é um pequeno reator resfriado a gás de alta temperatura que gera 15 ou 30 MW usando o combustível FCM TRISO totalmente microencapsulado em cerâmica. O calor nuclear é transferido para uma unidade de armazenamento de energia de sal fundido que swswwswdesacopla o sistema nuclear do sistema de conversão de energia. O MMR Energy System pode ser usado como uma usina de energia independente ou como parte de microrredes que incluem energias renováveis intermitentes, como solar ou eólica, ou para fornecer calor de processo para aplicações industriais ou produção de hidrogênio. Francesco Paolo Venneri (foto à esquerda), CEO da USNC com sede em Seattle, disse que a tecnologia da empresa e sua estratégia comercial, baseada em investimentos privados em vários projetos, tornarão o MMR acessível e amplamente disponível. “Nossa prototipagem rápida permitirá o desenvolvimento do MMR de próxima geração nos EUA com seu ecossistema de manufatura já implantado em 2026”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of