CRISE NACIONAL LEVOU CONSUMO DE ENERGIA DA INDÚSTRIA A CAIR 5,3% EM 2015

Transmissao_de_EnergiaA crise que vem afetando fortemente a indústria brasileira pode ser vista também nos números de consumo de energia do ano passado. Um relatório da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), divulgado nesta segunda-feira (1), mostrou que o país apresentou uma queda de 2,1% no consumo de energia no período, sendo que a atividade industrial foi a principal responsável, já que teve uma redução de 5,3% no consumo.

Com o declínio, o consumo total de 2015 ficou em 464,7 mil gigawatts-hora (GWh), sendo que o segmento residencial também apresentou números menores do que em 2014, com uma queda de 0,7%. De acordo com o relatório, foi a maior redução desde 2004, influenciada pela alta das tarifas.

Somente o setor comercial teve aumento de demanda de energia, com uma ligeira alta, de 0,6%. Apesar de ter sido um saldo positivo, foi um crescimento “muito aquém do desempenho registrado nos últimos cinco anos”, segundo a EPE.

Os resultados de dezembro mostram que a situação agora está ainda pior, já que foi a primeira vez que o último mês do ano teve uma queda no consumo residencial desde 2001, quando houve racionamento. A indústria também demonstrou um forte sinal de paralisação, com uma queda de 8,4% em relação ao mesmo mês de 2014, enquanto o setor comercial também teve ligeira queda, de 0,2%.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of