CRISE OBRIGA EMPRESAS A REDUZIR CUSTOS EM TODOS OS SETORES

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

carla cravo-2As empresas de todos os elos da economia estão diante de uma necessidade que se impõe em tempos de pandemia: reduzir custos. Por isso, as companhias estão segurando os investimentos e buscando prestadores de serviços que oferecem alternativas mais econômicas. Mas, se por um lado, manter as finanças saudáveis é fundamental para enfrentar a crise, garantir também a saúde física e mental dos funcionários é outro ponto crucial. O desafio é equilibrar estes dois fatores nesta equação. O Petronotícias tem noticiado diariamente as medidas de resiliência adotadas pelas companhias de O&G. E hoje, vamos ouvir o setor de saúde para entender como este segmento está se preparando para oferecer reduções de custos às empresas de óleo, gás, energia e de outros segmentos. Para isso, conversamos com a diretora comercial Carla Cravo, da Assim Saúde, que dispõe de uma rede própria com mais de 40 hospitais no Rio de Janeiro. “Pelo fato de dispormos de uma estrutura médica própria, podemos garantir que os melhores protocolos e padrões sejam executados, de maneira correta”, explicou. “Além disso, ter uma rede própria nos permite criar estruturas eficazes de medicina preventiva. Esse tipo gestão só é possível quando se tem uma estrutura médica própria, garantindo a redução de custos”, acrescentou. Por fim, Carla ainda revela que a Assim vai lançar uma campanha de descontos para empresas de menor porte para as contratações feitas no mês de junho.

As empresas estão cortando custos diante da crise econômica. Ao mesmo tempo, existem algumas companhias que precisam estar em linha com a obrigatoriedade de oferecer planos de saúde para determinado número de funcionários. Como vocês pretendem equilibrar esses dois fatores no atendimento às empresas?

Nosso maior diferencial é sermos uma operadora com estrutura baseada numa rede verticalizada, com mais de 40 unidades médicas próprias, onde trabalhamos com foco na gestão médica, garantindo um atendimento humanizado e eficaz para tratamento dos nossos beneficiários. Com essa estrutura, estamos prontos para atender qualquer porte de empresa, com custos bastante competitivos.  

Em quais aspectos os planos de saúde podem proporcionar reduções de custos para as empresas?

hospital_clinicas_engenhodedentroO ponto mais importante é a gestão médica eficaz dentro de uma estrutura médica própria, onde o custo é racionalizado, mantendo-se um atendimento humanizado e de excelência. A gestão estratégica das unidades próprias permite direcionar nossa atuação para os segmentos de utilização mais frequentes e de custo mais elevado. Dessa forma, conseguimos reduzir os custos, e revertendo essa redução em favor dos clientes, refletindo nos preços.

Pelo fato de dispormos de uma estrutura médica própria, podemos garantir que os melhores protocolos e padrões sejam executados, de maneira correta. Isso significa que conseguimos evitar pedidos de exames desnecessários ou até mesmo a realização de procedimentos de alto custo que não são necessários em determinados casos. Além disso, ter uma rede própria nos permite criar estruturas eficazes de medicina preventiva. Esse tipo gestão só é possível quando se tem uma estrutura médica própria, garantindo a redução de custos.

Então, já existe um portfólio para atender empresas que estão reduzindo custos?

Sim. Nosso portfólio de produtos foi preparado para atender aos diversos perfis de clientes e são diferenciados entre si de acordo com abrangência geográfica e do tipo de atendimento que será priorizado para avaliação do conforto. O fator de localização e hotelaria influenciam nos custos e precisam ser levados em consideração, assim como o número de prestadores dentro da mesma especialidade. Temos produtos desenhados cuidadosamente para atender aos clientes que necessitam de uma redução dos custos e atendimento regionalizado, e também para os clientes que, dentro de uma orçamento maior, preferem produtos com a rede de atendimento mais ampla, com abrangência geográfica maior, com reembolso e até com a cobertura nacional para os atendimentos de urgência e emergência.

Além do portfólio atual, que outras novidades pretendem apresentar ao mercado, tendo em vista o cenário atual?

HOSPITALOs custos dos nossos produtos são formatados com base no perfil etário de cada cliente. Nossa equipe comercial faz um estudo detalhado das necessidades de cada grande empresa, permitindo a elaboração da proposta mais adequada. Para as empresas de menor porte, estamos iniciando uma campanha agressiva de desconto para as contratações feitas no mês de junho.

Outra grande preocupação nestes dias de pandemia é a saúde mental dos funcionários nas empresas, o que pode afetar o desempenho desses profissionais. Como lidar com essa situação?

A saúde mental dos nossos clientes é uma preocupação constante.  Nossa empresa possui um programa especialmente voltado para saúde mental dos nossos clientes. O programa foi criado em 2005 e consiste na assistência médica regular através de equipe multidisciplinar especializada, com atendimento telefônico com profissionais de saúde que oferecem orientações sobre doenças e monitoram cada paciente associado. Atualmente estes programas são voltados para saúde mental, gerenciamento de pacientes crônicos, portadores de patologias de coluna, obesos e gestantes.

Mesmo após a retomada da economia, a questão da saúde dos funcionários ainda será uma grande preocupação nas empresas. Como os planos de saúde podem colaborar para garantir a saúde dentro do ambiente empresarial após a quarentena?

dddA Assim Saúde possui programas de medicina preventiva direcionados a determinadas patologias, que são uma importante ferramenta de apoio para as empresas clientes. A atuação da equipe médica, em conjunto com as empresas (recursos humanos) mostra-se altamente eficaz e producente. Muitas vezes, a falta de orientação e direcionamento acabam levando ao agravamento de doenças, e de forma geral, promovem o absenteísmo. Este, por sua vez, leva a um prejuízo real para atividade dos nossos clientes corporativos. Mais do que um plano de saúde, buscamos oferecer aos nossos clientes uma importante ferramenta de gestão, fornecendo as empresas o suporte necessário para a acompanhamento da saúde dos seus funcionários.

A indústria de óleo e gás é a maior do Rio de Janeiro e também está sendo muito afetada pelo coronavírus. Vocês têm algum planejamento para o setor?

A indústria de óleo e gás sempre esteve nos nossos planos. A forma como atuamos nos permite direcionar nossas ações estratégicas de forma extremamente rápida, seja na customização de produtos baseados na necessidades específicas de cada cliente ou segmento, quanto na adequação das estruturas de suporte e atendimento médico.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of