CRISTINA KIRCHNER PROPÔS ADAPTAÇÕES NO PROJETO RIO COLORADO PARA ATRAIR VALE

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, propôs a redução do projeto de potássio Rio Colorado a um investimento de US$ 3 bilhões para atrair a Vale a retomar o empreendimento abandonado em março. Foi o que disse o governador da Província de Mendoza, Francisco Pérez (foto), para a mídia local.

Segundo ele, a nova versão eliminaria a construção de uma ferrovia atravessando as províncias de Mendoza, Neuquén e Buenos Aires, e um terminal marítimo. Haveria também uma redução de 70% na produção de potássio prevista, que cairia de 4,5 milhões para 1,5 milhão de toneladas por ano. O projeto era o maior investimento estrangeiro direto na Argentina, com orçamento de US$ 6 bilhões.

Segundo Pérez, o próprio Estado argentino seria sócio da mineradora brasileira. No início de maio, em uma viagem a Buenos Aires, Marco Aurélio Garcia, assessor internacional da presidência, afirmou que a Argentina havia feito uma proposta razoável. No entanto, a Vale não respondeu e também não estaria interessada em retomar o projeto.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of