CTG BRASIL E REIVAX DESENVOLVEM SOLUÇÃO PIONEIRA PARA CONTROLE DE GERAÇÃO DE ENERGIA EM HIDRELÉTRICAS
A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no país, e a REIVAX, multinacional brasileira líder no fornecimento de equipamentos para o controle da geração de energia, estão desenvolvendo uma solução pioneira e inovadora para o mercado. Trata-se de um sistema para regulação de velocidade com acionamento pneumático que pode ser utilizado em turbinas de pequeno porte. A iniciativa foi desenvolvida dentro do programa Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da ANEEL, com investimento de R$ 3 milhões da CTG Brasil. A solução contempla um conjunto de válvulas e atuadores lineares pneumáticos para o controle de velocidade da unidade geradora.
Além disso, o sistema também aciona a válvula borboleta de entrada de água por meio de um macaco hidropneumático, que controla as velocidades de abertura e fechamento, e evita o efeito do golpe de aríete, ou seja, danos causados por variação brusca de pressão. Para Leonardo Weiss (foto à direita), coordenador do projeto pela REIVAX, esse é um sistema simples, acessível e sustentável, já que utiliza ar comprimido em vez de óleo, diminuindo a produção de resíduos químicos e gerando uma operação limpa. “Outras vantagens são os custos de aquisição, que são cerca de 45% menores do que os equipamentos hidráulicos convencionais, instalação mais simples e diminuição da necessidade de manutenções”, completou o executivo.
O desenvolvimento atende às exigências de normas internacionais, que regulamentam o funcionamento de sistemas de automação e controle aplicados a geração hidrelétrica, nos quais é essencial a operação precisa e segura para manter a qualidade na geração de energia elétrica e integridade do equipamento. Além dessas exigências de desempenho, estão sendo considerados a robustez e o custo-benefício dos equipamentos.
Cesar Teodoro (foto à esquerda), diretor de Engenharia da CTG Brasil, disse que trazer para o setor elétrico uma solução de um sistema de regulação de velocidade acionado totalmente com ar comprimido (pneumático) vai ao encontro das prioridades da CTG Brasil. “Nos preocupamos com a eficiência operacional das nossas usinas e com a preservação do meio ambiente. E temos como premissa buscar soluções inovadoras para os desafios da empresa, do setor elétrico e da sociedade. A conclusão desse projeto reforça o nosso trabalho para colocar essas prioridades em prática, no dia a dia”, afirmou.
A solução foi testada em um grupo auxiliar da Usina Salto Grande, uma das hidrelétricas sob concessão da CTG Brasil, localizada no rio Paranapanema entre os municípios de Salto Grande (SP) e Cambará (PR). Para Renato Castilho (foto à direita), gerente de Engenharia de Eletromecânica da CTG Brasil, o desempenho do sistema nos testes está dentro da expectativa. “Os resultados preliminares mostraram que o protótipo foi capaz de suportar as condições operacionais normalmente previstas em unidades geradoras de pequeno porte, como as da Usina Salto Grande”, reforçou ele.
O sistema está passando por um período de monitoramento e avaliação de desempenho, e poderá ser comercializado a partir de 2022. Para a REIVAX, a solução é uma oportunidade de inserção no mercado de micro e pequenas centrais hidrelétricas. “A nossa expectativa é de consolidar o uso da tecnologia de baixo custo no controle pneumático em turbinas hidrelétricas de pequeno porte, preenchendo uma lacuna existente no mercado brasileiro. Esse é um nicho que está crescendo bastante, e que representa uma oportunidade de aumentar nossa competitividade“, comenta Fernando Amorim da Silveira, CEO da REIVAX.
Deixe seu comentário