CUSTO DO BARRIL DE PETRÓLEO CAI NOVAMENTE E ATINGE MENOR COTAÇÃO NOS ÚLTIMOS ONZE ANOS

barril petroleoA crise global que o setor de óleo e gás não parece estar próxima de um fim e o mercado dá mostras de que está lendo esses sinais. Na última segunda-feira (21), o barril de petróleo brent foi negociado a US$ 36,35, menor valor de cotação em mais de 11 anos. Pouco mais de um ano atrás, a mesma quantidade do insumo custava mais de US$ 100.

O valor é reflexo da falta de acordo dentro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), cartel liderado pela Arábia Saudita, que está enchendo o mercado com oferta do barril para baixar o preço do insumo e tornar inviável a exploração de ativos mais complexos, como o pré-sal brasileiro, gás de xisto americano e areias betuminosas no Canadá.

A decisão já vem afetando as economias de diversos países, membros e não-membros da Opep. Dentro do grupo, a Venezuela e a Rússia são as que passam por maiores dificuldades e travam uma disputa interna para diminuir o ritmo de produção. Fora dele, o Brasil entra na lista de afetados pela alta produção saudita, com o bônus do fraco momento da economia nacional e os escândalos recentes de corrupção dentro da Petrobrás.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of