DE OLHO EM SEU COMPROMISSO NET ZERO, A MAERSK RECEBE O SEGUNDO NAVIO PORTA CONTEINER MOVIDO A METANOL

vincentEm uma cerimônia realizada em Yokohama, no Japão, o segundo grande navio porta-contêineres movido a metanol do mundo foi batizado como “Astrid Maersk”. A esposa do CEO da Nissan, Makoto Uchida, Liza Uchida, foi a madrinha e batizou o navio. O “Astrid Maersk” é o segundo dos 18 grandes navios movidos a metanol encomendados pela empresa, uma frota com  entrega programada para 2024 e 2025. A companhia  espera que estas novas embarcações contribuam para as metas net zero da Maersk e apoiem os clientes no alcance dos seus objetivos de descarbonização, como disse   o CEO Vicente Clerc:  “Estamos realmente entusiasmados em dar as boas-vindas ao ‘Astrid Mærsk’ em nossa nova frota capaz de navegar com metanol verde. Com este navio, e os seus navios ‘irmãos’, a Maersk dá passos importantes na jornada rumo à transição energética do transporte marítimo. Ninguém pode fazer isso sozinho. Para permitir cadeias de abastecimento verdes e acelerar o movimento do transporte marítimo em direção ao net zero, é essencial uma ação conjunta enavi contínua por parte de clientes dedicados como a Nissan, parceiros da indústria e fornecedores. É importante ressaltar que, para manter a dinâmica, há necessidade de regulamentações globais da Organização Marítima Internacional (IMO), para superar a disparidade de preços entre os combustíveis fósseis e verdes, a fim de garantir condições de concorrência equitativas.”

A cerimônia aconteceu no Terminal de Cruzeiros Daikoku Pier, na cidade de Yokohama, onde o público também pôde embarcar para uma visita ao navio. “Yokohama ocupa um lugar especial na história da Maersk. Desde a primeira escala do navio, no Porto de Yokohama, há um século, temos colaborado com os nossos muitos parceiros e partes interessadas na toru-nishiyama-300x300cidade. A cerimônia de hoje simboliza a nossa relação duradoura com Yokohama e o Japão como um todo. Ao embarcarmos na nossa jornada ‘All the Way to Zero’, o apoio e a parceria da comunidade japonesa são inestimáveis. Continuaremos a dar prioridade aos nossos esforços para minimizar o impacto ambiental e climático das nossas atividades, promovendo ao mesmo tempo o crescimento econômico e a prosperidade na região”, complementou Toru Nishiyama, diretor geral da Maersk no Nordeste da Ásia. A Maersk estabeleceu meta de ser net zero em toda a sua operação, a partir de base científica, até 2040. Para tanto, instituiu metas de curto prazo, para 2030, visando garantir progresso significativo no período. A empresa equipará a sua frota com 25 navios porta-contêineres com motores bicombustíveis, capazes de navegar com metanol verde. Entre esses, estão o navio alimentador “Laura Maersk”, implantado no comércio intra Europa, em setembro de 2023, o “Ane Maersk”, navio porta-contêineres de grande porte (16 mil TEUs), implantado no comércio Ásia-Europa, em janeiro de 2024, e agora o “Astrid Maersk“.

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