DE VOLTA AO BRASIL, BEST PRACTICE VAI DEBATER A QUALIDADE DA ENTREGA DE PRODUTOS E SERVIÇOS ENTRE AS EMPRESAS | Petronotícias




faixa - nao remover

DE VOLTA AO BRASIL, BEST PRACTICE VAI DEBATER A QUALIDADE DA ENTREGA DE PRODUTOS E SERVIÇOS ENTRE AS EMPRESAS

darioUm velho problema entre as empresas será debatido no Best Practice Day 2024, uma Conferência de Excelência Operacional da Europa, que está de volta ao Brasil e será realizada no Centro de Convenções de Santo Amaro, São Paulo, nos dias 18 e 19 de junho. Entregar produtos e serviços dentro do prazo, com alta qualidade e baixos custos é o que perseguem dez em cada dez executivos de empresas que buscam alta performance de suas operações. A fim de alcançarem melhores resultados financeiros, as companhias – nacionais ou multinacionais – têm colocado muito esforço para utilizar cada vez melhor seus recursos mais valiosos: pessoas, materiais e ativos, o que, na realidade, ainda parece um sonho distante. Na ocasião, algumas das principais empresas nacionais e multinacionais do país apresentarão suas estratégias para aumento de eficiência, produtividade, melhoria da qualidade e satisfação dos clientes. Combinando processos eficientes a uma liderança bem capacitada e tecnologias adequadas, estas corporações vêm alcançando resultados significativos, se destacando de seus concorrentes em um cenário de alta competitividade.

Executivos de grandes players do mercado como Embraer, Suzano, Gerdau, Siemens Energy, BRF, São Martinho, Grupo Carrefour, Louis Dreyfus Company, WEG, Marcopolo, Construtora Tenda, Dürr Brasil, Agrosuper, entre outros, irão apresentar suas principais estratégias e resultados alcançados por meio da excelência de suas operações – seja na fábrica ou dentro de seus escritórios. Além dos palestrantes, são esperados para o evento centenas de executivos, gestores e especialistas de renomadas empresas, de diversos setores, como Automotivo, Aeroespacial, Metalmecânica, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Papel e Celulose, Construção Civil e Serviços Bancários.

Na palestra de abertura, Zeina Latif (foto à direita), considerada uma das economistas mais influentes no Brasil, faz um panorama do atual cenário econômico brasileiro e traz asjornalista expectativas para os próximos cinco anos, enfatizando como a busca pela excelência por parte das empresas pode se tornar um grande diferencial para o desenvolvimento sustentável da economia: Para ela, “em um cenário geopolítico mundial tão complexo, o Brasil parece estar em uma situação mais vantajosa. É um país que não tem guerras. Ironicamente, apesar de todos os problemas internos que enfrentamos, o olhar do investidor tende a ser mais generoso sobre o nosso país.”

Dados divulgados pela Harvard Business Review mostram que as empresas melhor gerenciadas são mais lucrativas, crescem mais rapidamente e têm menos probabilidade de morrer. Segundo a pesquisa, tirar uma empresa do patamar das 10% piores para as 10% melhores em termos de práticas de gestão está associado a um crescimento anual 25% mais acelerado e a uma produtividade 75% maior. As empresas mais bem gerenciadas também gastam 10 vezes mais em pesquisa e desenvolvimento e aumentam em mais de dez vezes o número de patentes, o que sugere que elas não estão sacrificando a inovação em prol da eficiência. Elas também atraem funcionários mais talentosos e promovem maior bem-estar a seus colaboradores. Para o diretor executivo da Consultoria Staufen no Brasil, organizadora do evento, Dário Spinola (foto principal), se desejam realmente implementar uma transformação, as empresas precisam ter clareza da necessidade de aculturamento da excelência em todos os seus departamentos, desde o chão de fábrica até as salas de seus executivos. “E isso tem de ser top-down, ou seja, a alta gestão precisa liderar e incentivar continuamente todo o time para que a cultura se estabeleça. Isso torna os resultados sustentáveis ao longo do tempo e faz com que os negócios alcancem novos patamares e se tornem cada vez mais competitivos”,

No dia 19 de junho, o evento oferece aos participantes a oportunidade de embarcarem em visitas guiadas a três empresas: a Embraer, em São José dos Campos; a Suzano, em Suzano; e a MWM Motores e Geradores, em São Paulo. Em cada visita, será possível conhecer, na prática, como estas empresas implementaram suas estratégias de excelência operacional e digital e os principais resultados alcançados por elas. Além das visitas, o segundo dia do evento ainda conta com mais três temas exclusivos de workshop, em que os participantes podem aprofundar os conhecimentos adquiridos durante a conferência.  A programação completa do Best Practice Day 2024 está disponível no website do evento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of