ACORDO GARANTE CONSTRUÇÃO DE UM GASODUTO LIGANDO NIGÉRIA AO MARROCOS, COM POSSÍVEL FINANCIAMENTO DA RÚSSIA
A Rússia quer investir no projeto de gasoduto Marrocos-Nigéria, que foi acordado entre os dois países, segundo disse o Ministro de Estado do Petróleo da Nigéria, Timipre Silva. O ambicioso gasoduto submarino conhecido como projeto Nigeria Morocco Gas Pipeline será a continuação do gasoduto da África Ocidental, que irá fornecer gás da Nigéria à Gana e ao Golfo da Guiné, no Oceano Atlântico. A Nigéria está em processo de obtenção de financiamento durante os estágios iniciais do projeto do gasoduto e “muitas partes estão mostrando interesse”, disse Silva. Os dois países se uniram para construir o segundo mais longo gasoduto do mundo e o maior gasoduto submarino que existe. Ele transportará gás da Nigéria para Marrocos e Europa através de 11 países da África Ocidental.
Prevê-se que o gasoduto NMGP percorra uma extensão de 5.660 km. A Corporação Nacional de Petróleo da Nigéria (NNPC) e a Administração Nacional de Hidrocarbonetos e Minas (ONHYM), do Marrocos, assinaram um acordo de parceria em junho de 2018 para iniciar a construção, depois do acordo assinado pelo Rei Mohammed VI, do Marrocos, e pelo presidente nigeriano Muhammadu Buhari. E agora começa a tornar-se realidade.
“Queremos continuar este gasoduto até Marrocos ao longo da costa. Estamos atualmente em fase de pesquisa, mas os russos estão muito ansiosos para investir neste projeto, e há muitas outras partes que também estão dispostas a investir neste projeto. Porque este é um gasoduto através do qual o nosso gás será transportado por muitos países africanos até às fronteiras do continente africano, onde podemos acessar o mercado europeu“, disse Timipre Silva:
Os acordos financeiros do projeto ainda não foram fechados, de acordo com o comunicado do ministro. As autoridades marroquinas e o Fundo da OPEP para o Desenvolvimento Internacional já assinaram um documento para aprovar o financiamento de cerca de 14,3 milhões de dólares para o lançamento da segunda fase de investigação do gasoduto Nigéria-Marrocos.
Deixe seu comentário