DEPOIS DA NAVALSHORE, CINCO EMPRESAS NORUEGUESAS QUEREM EXPANDIR ATUAÇÃO NO BRASIL

Durante a Navalshore, que reuniu mais de 350 empresas das indústrias naval e offshore no Rio de Janeiro, cinco empresas norueguesas viram oportunidades de se estabelecer ou de expandir suas atividades no Brasil. São elas as empresas Tamrotor Marine Compressors AS, Sperre AS, STX OSV Electro AS, Eltorque AS e Clayton Scandinavia, todas contando com o apoio da agência governamental norueguesa, Innovation Norway, e da associação de comércio exterior naval Norwegian Maritime Exporters (NME).

A Eltorque fornece atuadores elétricos e sistemas de controle de fluxo para a indústria naval e offshore mundial e tem planos específicos para o país a partir de 2013. “Estamos atentos às oportunidades e também à legislação de conteúdo local”, afirmou o diretor executivo, Brynjar Balstad, sem detalhar quais são as ações que pretende desenvolver. As soluções da empresa já estão presentes no CBO Atlântico e CBO, navios de apoio do grupo Aliança, que são projetos da também norueguesa Ulstein.

O grupo STX OSV já tem uma atuação mais estabelecida no Brasil e uma de suas empresas, a STX OSV Electro, vai fornecer equipamentos elétricos para uma embarcação que será construída no novo estaleiro do grupo, em implantação no polo de Suape (PE).

O fornecimento de compressores no país também poderá contar com uma presença norueguesa mais forte, já que a Tamrotor Marine Compressors AS (TMC), líder global no segmento, pretende aumentar sua participação no mercado nos próximos anos através da Vision Marine, que a representa no Brasil. “Nós esperamos aumentar consideravelmente a nossa atuação no país nos próximos dois ou três anos”, disse o diretor de gestão da companhia, Per A. Kjellin (foto).

De acordo com a diretora da Innovation Norway, Helle Moen, há uma tendência natural para a formação de parcerias e transferências de tecnologias entre os dois países, em função de uma grande similaridade entre o modelo de desenvolvimento de seus mercados naval e offshore.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of