DEPOIS DE 14 HORAS INCÊNDIO EM SUBMARINO NUCLEAR FRANCÊS É CONTROLADO MAS ELE PODE NÃO VOLTAR A NAVEGAR
O incêndio a bordo do submarino nuclear francês Perle, que estava fazendo uma revisão em Toulon, no sul da França, foi controlado e extinto na madrugada deste sábado (13), após 14 horas de combate ao fogo. O anuncio foi feito pela própria Marinha Francesa., anunciou a Marinha. O incêndio, que começou na manhã de ontem (12) na parte traseira do submarino que está em doca seca fazendo reparos. Cem bombeiros e mais de 150 pessoas trabalharam para dar apoio. O submarino foi evacuado e não houve feridos. Em um comunicado, a Marinha da França disse que “O risco nuclear associado ao combustível nuclear é zero, sendo este último retirado como parte da parada técnica. Não há armas (mísseis, torpedos, munições), nem baterias a bordo.”
Último dos seis submarinos franceses de ataque nuclear do tipo Ruby a entrar em serviço, em 1993, o Perle foi para Toulon em janeiro para trabalhos de renovação e modernização que deveriam durar 18 meses. A Comissão Independente de Pesquisa e Informação sobre Radioatividade (Criirad) pediu que as autoridades fossem vigilantes. O combate ao incêndio acabou inundando completamente os compartimentos traseiros do barco com espuma, mas as “salas do reator permanecem intocadas”. Ninguém ficou ferido por que muitas pessoas a bordo escaparam pelos tubos de torpedo.
O reator nuclear de água pressurizada de 48 megawatts, o combustível nuclear e as armas (somente convencional) haviam sido removidos quando o submarino entrou no dique seco em janeiro de 2020 para uma revisão pelo Naval Group. Por esse motivo, a prefeitura marítima local afirma que não há possibilidade de contaminação radioativa pelo incidente. Especialistas disseram que o Perle sofreu muitos danos para ser salvo. O prejuízo é gigantesco. Especula-se que a causa do incêndio seja a soldagem defeituosa ou um corte de alta pressão que deu errado. Aliás, a entrega do Submarino brasileiro Tonelero, atrasou quase três anos, devido a um incêncio no Sistema de Óleo Hidráulico de alta pressão.
Deixe seu comentário