DEPOIS DE LANÇAR O MAIOR VANT DE MONITORAMENTO DO PAÍS A STELLA TECNOLOGIA CRIA UM NOVO NICHO DE MERCADO NO BRASIL

GilbertoO convidado especial desta terça-feira (5) para o Projeto Perspectivas 2021, é o Presidente da Stella Tecnologia, Gilberto Buffara Júnior. Ele teve um ano marcante em 2020, mesmo enfrentando todas as dificuldades da Pandemia, concluindo o seu mais ambicioso projeto: a construção do primeiro e único Vant brasileiro de grandes dimensões. O avião ficou pronto e fez o seu voo inaugural com sucesso. O Atobá ficou pronto depois de cinco anos de projetado e foi lançado oficialmente no mercado com investimento próprio para fins de monitoramento, segurança, defesa e inteligência.

O Atobá é o maior VANT do hemisfério sul.  Ele tem 11 metros de envergadura, 500 quilos e é capaz de voar 28 horas ininterruptas. Esse produto poderá levar o Brasil a se tornar um exportador de tecnologia de vigilância, segurança, civil e militar de múltiplas utilidades. Seu sistema ótico é de última geração, com câmeras com infravermelho, capazes de gerar e transmitir imagens noturnas. Um produto perfeito para ser usado no monitoramento da Amazônia brasileira, das nossas  fronteiras, plataformas de petróleo, oleodutos e gasodutos, linhas de transmissão  e  em  nossa gigantesca faixa oceânica. Gilberto nos fala agora sobre os ujujujjujudesafios que superou e o que espera para este novo ano:

1- Como o senhor e a sua empresa enfrentaram os desafios de 2020, com a Pandemia apanhando a economia brasileira em pleno voo de subida?

– A necessidade de parar nossas operações no período de lockdown foi certamente um balde de água fria em nossos planos para 2020. A mudanças no paradigma de trabalho e na relação entre as pessoas, creio eu, irá impactar todas as empresas, umas mais do que outras. Em nosso caso, em se tratando do desenvolvimento de tecnologia, as pessoas da produção não poderão se ausentar da interação física. Por outro lado, aqueles que trabalham com projeto e desenvolvem seus trabalhos frente a um computador poderão proceder em casa sem prejuízo do desempenho que pode ser mensurado pelos frfrfrftrabalhos anteriores. O aumento do trabalho intelectual terceirizado tende a aumentar em nossa empresa com a cultura recém implantada do trabalho a distância, principalmente com profissionais fora do país, Nem sempre o melhor talento está ao lado. Isso é verdade sobretudo em nosso ramo de trabalho.

2- Quais são as perspectivas do senhor e de sua empresa para 2021?

– A divulgação do voo bem sucedido de nosso produto acordou outros atores que estavam dormentes aqui no Brasil. A Embraer está agora olhando a produção de veículos não tripulados com mais empenho. Nosso concorrente estrangeiro também está agora brigando para se manter hyhyhyhhyhem nosso mercado com mais afinco. Duas empresas brasileiras divulgaram uma parceria para desenvolver uma aeronave não tripulada mirabolante e sem relação com nenhum requisito de nenhuma de nossas forças armadas. Portanto vejo que toda essa movimentação me mostra que 2021 será um ano bastante atribulado. Ao mesmo tempo, mostra que nosso mercado deve ser melhor do que pensava, vista a quantidade de entidades que acordaram para ele. Estamos 2 anos a frente de qualquer iniciativa brasileira, por isso estou tranquilo e confiante que estamos fazendo nosso trabalho de melhor e mais eficiente maneira.

jujju3- Se o senhor fosse consultado, quais as recomendações e sugestões que faria para o governo?

– Recomendaria prestigiar mais a indústria e o desenvolvimento tecnológico no Brasil. Não podemos ser uma nação anã, e sem autoestima. Temos que ter inteligência aplicada ao empreendedorismo para que possamos construir condições que favoreçam o crescimento das empresas brasileiras e não sua aniquilação.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of