DEPOIS DE LANÇAR PEDRA FUNDAMENTAL DAS OBRAS DE DUPLICAÇÃO DA BR-469, BOLSONARO SEGUE PARA USINA DE ITAIPU
Em agenda no Paraná, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participaram na manhã de hoje (27) do lançamento da pedra fundamental da duplicação da BR-469, também conhecida como a Rodovia das Cataratas. As obras serão bancadas com recursos da usina de Itaipu, que investirá R$ 136,3 milhões dos R$ 139,4 milhões necessários. Depois da cerimônia, o presidente Bolsonaro e o ministro Albuquerque seguirão para uma visita à Usina de Itaipu e depois retornarão à Brasília.
A Rodovia das Cataratas tem 8,7 km de extensão e liga Foz do Iguaçu (PR) com o trevo da Argentina ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e ao Parque Nacional do Iguaçu. As obras de duplicação da via são consideradas essenciais para fortalecer o turismo na região, sendo anunciada já algumas vezes em anos anteriores, porém nunca saindo papel. O governo do Paraná será responsável por a licitação e a gestão da obra.
Durante a cerimônia, além de mencionar a relevância das obras de duplicação da BR-469, Bolsonaro também citou a importância da usina de Itaipu para a geração de energia no país. “A Itaipu Binacional é um orgulho para todos nós, não só por ser a hidrelétrica que mais produz energia limpa, mas pela forma que ele [Silva e Luna, diretor-geral brasileiro da usina] vem administrando a mesma. De modo que sobram recursos para que obras sejam executadas aqui nesse cantinho maravilhoso do estado do Paraná”, afirmou.
Amanhã, Itaipu chegará aos 50 milhões de megawatts-hora (MWh) acumulados no ano. Segundo a administração da hidrelétrica, a unidade tem registrado em 2020 a melhor produtividade de toda a sua história. O índice de produtividade neste ano chega a 1,09 megawatt médio (MW médio) por metro cúbico de água por segundo, ante 1,070 MW médio por m3/seg em 2019, melhor marca apurada até agora.
Obras de infraestrutura são muito boas, especial quando não se rouba mais como na era PT.