DEPOIS DE LANÇAR PEDRA FUNDAMENTAL DAS OBRAS DE DUPLICAÇÃO DA BR-469, BOLSONARO SEGUE PARA USINA DE ITAIPU

Egbqi63VAAISd6AEm agenda no Paraná, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participaram na manhã de hoje (27) do lançamento da pedra fundamental da duplicação da BR-469, também conhecida como a Rodovia das Cataratas. As obras serão bancadas com recursos da usina de Itaipu, que investirá R$ 136,3 milhões dos R$ 139,4 milhões necessários. Depois da cerimônia, o presidente Bolsonaro e o ministro Albuquerque seguirão para uma visita à Usina de Itaipu e depois retornarão à Brasília.

A Rodovia das Cataratas tem 8,7 km de extensão e liga Foz do Iguaçu (PR) com o trevo da Argentina ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e ao Parque Nacional do Iguaçu. As obras de duplicação da via são consideradas essenciais para fortalecer o turismo na região, sendo anunciada já algumas vezes em anos anteriores, porém nunca saindo papel.  O governo do Paraná será responsável por a licitação e a gestão da obra.

Durante a cerimônia, além de mencionar a relevância das obras de duplicação da BR-469, Bolsonaro também citou a importância da usina de Itaipu para a geração de energia no país. “A Itaipu Binacional é um orgulho para todos nós, não só por ser a hidrelétrica que mais produz energia limpa, mas pela forma que ele [Silva e Luna, diretor-geral brasileiro da usina] vem administrando a mesma. De modo que sobram recursos para que obras sejam executadas aqui nesse cantinho maravilhoso do estado do Paraná”, afirmou.

Amanhã, Itaipu chegará aos 50 milhões de megawatts-hora (MWh) acumulados no ano. Segundo a administração da hidrelétrica, a unidade tem registrado em 2020 a melhor produtividade de toda a sua história. O índice de produtividade neste ano chega a 1,09 megawatt médio (MW médio) por metro cúbico de água por segundo, ante 1,070 MW médio por m3/seg em 2019, melhor marca apurada até agora.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Pedro Tavares Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

Obras de infraestrutura são muito boas, especial quando não se rouba mais como na era PT.