DEPOIS DE PARALISAÇÕES NÃO PLANEJADAS, USINA NUCLEAR DE TURKEY POINT, NA FLÓRIDA, ENFRENTA INSPEÇÃO FEDERAL E O FURACÃO IRMA

y6uuDepois de três desligamentos não planejados de reatores nucleares ao longo de três dias neste mês, os reguladores federais (NRC) iniciaram uma “inspeção especial” na planta de Turkey Point da Florida Power & Light (FPL). Em um comunicado divulgado na segunda-feira (31), a Comissão de Reguladores Nucleares disse que estava inspecionando a usina esta semana para determinar por que um dos reatores na instalação de duas unidades desligou três vezes entre 17 e 19 de agosto. O NRC disse que a FPL forneceu diferentes explicações para cada evento. A usina obteve aprovação federal no ano passado para continuar operando até pelo menos 2053. Foi  uma decisão sem precedentes dos reguladores de estender a vida útil dos reatores nucleares para 80 anos.

No dia 17,  os operadores do Turkey Point desligaram manualmente o reator, funcionando a 90 % da produção, respondendo ao “aumento dos níveis de água do gerador de vapor”.   Dois dias depois, o sistema de proteção da planta desligou automaticamente o reator durante a inicialização quando um instrumento detectou uma atividade de nêutrons mais alta do que o esperado no núcleo do reator. No dia seguinte a este evento,  os operadores desligaram DDEDEDEDEDmanualmente o reator após a perda de uma bomba de água de alimentação do gerador de vapor, disse o NRC em comunicado: “Os inspetores irão revisar as circunstâncias de cada viagem, avaliar a resposta da empresa, o desempenho do operador, as ações corretivas e avaliar a aplicação da experiência operacional da indústria”, disse o comunicado da NRC, acrescentando que a planta não estava operando em plena capacidade quando as paralisações aconteceram .

Peter Robbins, da FPL,  disse que os sistemas de segurança da fábrica funcionaram conforme planejado: “Em todos os três casos, o reator foi desligado em questão de segundos e todos os sistemas de segurança responderam conforme planejado. Saudamos esta oportunidade de compartilhar os detalhes de desempenho do equipamento e as ações que os operadores tomaram para manter a Turkey Point em uma condição segura durante as recentes paradas não planejadas.”

AQAQAAQOutro problema agora na Flórida é a aproximação do Furacão Irma, onde duas usinas nucleares parecem estar no caminho direto da tempestade categoria 5, numa escala de 5.  Os funcionários da companhia elétrica continuaram planejando o pior, sem saber se fechavam as instalações de Turkey Point e St. Lucie. Peter Robbins, disse que desligar um reator é um processo gradual e que a decisão será tomada “com bastante antecedência” em relação à tempestade. “Se anteciparmos que haverá impactos diretos em qualquer uma das instalações, fecharemos as unidades. Com base na pista atual, esperaríamos um clima severo na Flórida a partir de sábado, o que significa que potencialmente fecharíamos antes desse ponto.” As duas usinas nucleares,  Turkey Point e St. Lucie,  são igualmente protegidas, disse Robbins. A FPL há muito defende a segurança de suas usinas nucleares, ambas localizadas ao longo da costa do Atlântico, onde estão potencialmente expostas aos ventos mais fortes e às ondas de furacões.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of