DESISTÊNCIA DE UMA EMPRESA EM EXPLORAR POÇOS ONSHORE PODE FAZER PORTUGAL DEIXAR DE EXPLORAR CAMPOS TERRESTRES NO PAÍS

swswwswsO Jornal Econômico de Portugal está afirmando baseado em uma de suas fontes no Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC), que Portugal acabou com a exploração de petróleo e gás. Segundo a publicação, a   decisão teria sido tomada depois de a Australis, a última empresa que procurava hidrocarbonetos onshore no país, ter renunciado aos contratos de concessão. O Petronotícias procurou não só o MAAC, mas tentou confirmar a informação também junto a GALP, a maior petroleira portuguesa, mas ainda não conseguiu um posicionamento  formal. Essa decisão, no entanto, não parece ser seguida na exploração offshore, onde a GALP e a Eni, da Itália, formaram um consórcio para exploração de campos de petróleo na costa do Algarve, que ainda está sob estudo.

 Na última sexta-feira (4), a Australis Oil & Gas Portugal estava para anunciar a decisão de  desistir de procurar gás natural nas áreas que lhe foram concessionadas na Batalha e em Pombal. Estes dois contratos de concessão eram os últimos que ainda estavam em vigor. A empresa australiana detinha, desde 2015, e pelo período de oito anos, as duas concessões para a exploração de hidrocarbonetos em cerca de 2.510 quilômetros quadrados de terreno.

A decisão de renunciar às concessões foi para a empresa, confirmada no início desta semana, foi  “muito decepcionante” para o MAAC que afirmou ter ficado “com poucas opções” para continuar com os trabalhos de prospecção. A Australis lamentou  não ter recebido “nenhum apoio ou ajuda do Governo sentido de receber  informações claras, concisas e precisas” à população e às autoridades municipais sobre as operações que a empresa tinha em curso. A renúncia terá efeito oficial a partir do dia  30 de setembro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of