DIESEL AUMENTA 5% NAS REFINARIAS

Não teve muito jeito mesmo. A Petrobrás anunciou um aumento   de 5% no preço do óleo diesel nas refinarias a partir da meia noite  desta quarta (6). O aumento acontece pouco mais de um mês depois da Petrobrás aumentar a gasolina em 6,6% e o óleo diesel em 5,4%. O reajuste serviria para aliviar as perdas com a diferença dos preços nos mercados externo e interno.

O aumento de janeiro provocou o primeiro impacto no bolso do consumidor desde 2005. desde lá, o governo optava por abrir mão na arrecadação da Cide (imposto federal dos combustíveis) para anular a alta nos postos. A presidente da Petrobrás, Graça Foster, lutava por mais aumentos nos preços. A empresa precisa de dinheiro para pagar os pleitos das empresas epecistas para tirar toda cadeia de empresas do petróleo do sufoco.  Foster usa um sofisma para dizer que a empresa não deve nada. Tecnicamente, ela tem razão, mas os pleitos das empresas, mesmo que em alguns casos sejam exagerados, tem fundamento pelos projetos básicos entregues com espaços para  se aumentar em muito os gastos  na hora de se fazer os projetos definitivos.

Em 2012, o lucro da Petrobrás caiu 36,3%, para R$ 21,182 bilhões. Segundo a nota emitida pela estatal, o aumento busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of