DIMINUIU O FLUXO DE GÁS DA RÚSSIA PARA A EUROPA VIA GASODUTO NORD STREAM

GASA incerteza do fornecimento do gás pela Rússia está deixando a Europa de cabelo em pé todos os dias. As entregas de gás russo para a Europa através do gasoduto Nord Stream 1, que vai até a Alemanha pelo Mar Báltico, caíram nesta sexta-feira (18). Os fluxos reversos no gasoduto Yamal-Europa diminuíram e as indicações para fluxos de gasodutos via Ucrânia aumentaram. Os fluxos para a Alemanha através do gasoduto Nord Stream 1, estavam em 58.954.743 kWh/h na manhã de quinta-feira, mostraram dados da empresa operadora do gasoduto. Isso se compara com 60.401.127 kWh/h entre 16h e 17h no fuso da Europa Central (12h e 13h no horário de Brasília) na quinta-feira, mostraram dados da empresa operadora de dutos.

Os fluxos no sentido leste da Alemanha para a Polônia ao longo do oleoduto Yamal-Europa caíram para 1.861.963 quilowatts-hora por hora (kWh/h) no ponto de fronteira de Mallnow nesta sexta-feira. Na quinta-feira, o volume registrado era de cerca de 4.115.000 kWh/h, mostraram dados da operadora Gascade. As indicações para fluxos no sentido leste caíram dia após dia, enquanto as indicações no sentido oeste cresceram pela primeira vez desde terça-feira (14). O oleoduto geralmente no sentido oeste foi revertido na manhã de terça-feira, quando as indicações para enviar gás para a Alemanha caíram para zero, enquanto os clientes poloneses compraram gás da Alemanha.

A estatal russa Gazprom disse que continuou o fornecimento de gás para a Europa via Ucrânia, de acordo com os pedidos dos consumidores europeus. A operadora do sistema de transporte de gás ucraniano vê o trânsito de gás russo via Ucrânia em volumes contratuais máximos na sexta-feira, após dois dias de volumes mais baixos, informou a agência de notícias RIA. Indicações para fluxos da Ucrânia para a Eslováquia através do ponto de fronteira de Velke Kapusany subiram para 873.398 megawatts-hora (MWh) por dia hoje, de 723.949 MWh/dia na quinta-feira, mostraram dados da operadora eslovaca. As nações ocidentais limitaram as importações de petróleo e gás da Rússia em resposta à invasão russa da Ucrânia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of