EM VIAGEM AO BRASIL, DIRETOR DA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA ASSINARÁ ACORDO INÉDITO COM A ABDAN

rafael grossiO setor nuclear brasileiro começará a próxima semana com uma importante agenda. O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi (foto), virá ao Brasil na segunda-feira (19) para assinar um acordo inédito com a Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN). A nova parceria possibilitará uma série de atividades que visam estimular o desenvolvimento da tecnologia nuclear em nosso país.

Essa parceria com a AIEA é de suma importância. É a primeira vez que a agência está assinando um acordo direto com uma instituição como a ABDAN”, explicou o presidente da associação brasileira, Celso Cunha (foto à direita). “O acordo prevê o desenvolvimento de atividades para difusão da tecnologia nuclear no Brasil, bem como o apoio técnico em diversos tópicos de interesse, como construção de novos reatores e tecnologia de pequenos reatores modulares”, acrescentou.

CELSO-CUNHa-293x300De acordo com o escopo da cooperação que será assinada na sede da Abdan, no Rio de Janeiro, as duas organizações vão trocar informações, experiências e melhores práticas em diversos segmentos, como a área de operação de longo prazo de usinas nucleares. A parceria também abrangerá ainda a gestão da construção de usinas nucleares e a expansão de programas de energia nuclear.

Por fim, o acordo prevê ainda o compartilhamento de informações sobre o planejamento energético e gestão do conhecimento nuclear; e o desenvolvimento de tecnologia e implantação de reatores modulares ou de pequeno e médio porte e suas aplicações. “Só o fato de o diretor da AIEA querer assinar pessoalmente esse acordo traz uma relevância ainda maior para o início dessa relação institucional”, concluiu Cunha.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of