faixa - nao remover

DIRETORIA DA PETROBRÁS APROVA REESTRUTURAÇÃO E VENDA DE ATIVOS DA TAG

Aldemir BendineO destino da Transportadora Associada de Gás (TAG) foi, por fim, traçado pela Petrobrás. O conselho de administração da estatal aprovou o projeto de reestruturação e venda de ativos da TAG, subsidiária responsável pela operação dos gasodutos da companhia. A venda, alvo de pesadas críticas do segmento de óleo e gás brasileiro, integra os novos planos de desinvestimentos da estatal, e aponta à tendência de privatização que vem se confirmando para os próximos anos.

A TAG, antes controlada pela Gaspetro, passou a estar sob o controle da Petrobrás no ano passado. A venda dos ativos da subsidiária gera grande expectativa no mercado devido ao grande potencial da empresa, que possui um patrimônio líquido estimado em R$ 6,6 bilhões. Em 2014, o lucro da TAG chegou a R$ 572 milhões.

Os termos de venda devem ainda avançar ao longo dos próximos meses. Existe especulação acerca de uma divisão da malha de gasodutos por regiões do país, o que levaria a um amplo desmembramento da subsidiária. A gestão do presidente Aldemir Bendine (foto) tem buscado obter recursos imediatos para aliviar os endividamentos da empresa, sendo que o governo e o Ministério da Fazenda vêm demonstrando interesse na abertura do mercado de gás brasileiro. Esse processo está sendo estudado como uma forma de impulsionar o crescimento econômico no atual momento de recessão.

O processo de desinvestimento, no entanto, enfrenta forte oposição dos trabalhadores do setor, que defendem a conservação dos ativos da estatal. Esta foi a principal pauta da greve de 24 horas deflagrada pelos petroleiros na última semana, que se alastrou por diversas áreas e unidades da estatal no país, e que ocorreu simultaneamente à reunião do conselho da Petrobrás. Os menores investimentos vêm paralisando grandes obras e gerando um quadro mais amplo de demissões, o que pode se agravar ao longo dos próximos meses.

Na reunião, a diretoria da Petrobrás apresentou também o planejamento para a oferta pública inicial de ações (IPO) da BR Distribuidora, prevista para ocorrer ainda neste ano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of