DISPARADA NO PREÇO DO AÇO, IMPOSTOS ALTOS E MERCADO REDUZIDO FAZ A FORD DECIDIR DEIXAR O BRASIL
Não foi por falta de aviso, inclusive da Anfavea. Depois da decisão da Mercedes Benz e da Audi sair do país, chegou a vez da Ford, que anunciou nesta segunda-feira (11) que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil em 2021. Com um aumento desenfreado do aço, que subiu mais 15% em janeiro, passando de 120% desde abril de 2020, a pandemia, a profunda modificação do mercado como um todo e a falta de políticas adequadas para se manter os investimentos, e impostos nas grimpas, o resultado só poderia ser esse. O dinheiro fica onde é melhor remunerado. E a Ford escolheu a Argentina e o Uruguai. A companhia manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul, ambos em São Paulo.
A montadora mantinha fábricas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), para carros da Ford, e Horizonte (CE), para jipes da Troller. Quase 5 mil funcionários serão demitidos. A fábrica de Camaçari, que produzia Ka e EcoSport, e Taubaté, onde eram feitos motores e transmissões, serão fechadas imediatamente, reduzindo a produção às peças para estoques de pós-venda. No último trimestre de 2021, será fechada também a planta da Troller, em Horizonte. Com a decisão, os modelos nacionais terão suas vendas interrompidas assim que terminarem os estoques. A empresa garante, porém, que todos os clientes seguirão com assistência de manutenção e garantia.
A partir da decisão, a Ford diz que o país passará a ter modelos importados, principalmente das unidades de Argentina e Uruguai, além de outras regiões fora da América do Sul. Nos últimos meses, a montadora já havia confirmado os novos Transit, Ranger, Bronco e Mustang Mach1. O CEO das Ford, Jim Farley, disse que “Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global.” No ano passado, a Ford vendeu 119.454 automóveis no Brasil. O resultado representou uma queda de 39,2% na comparação com 2019. A Ford está no Brasil desde 1919.
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