DISPARO ACIDENTAL DE UM MÍSSIL IRANIANO NO ESTREITO DE ORMUZ MATA PELO MENOS 19 MARINHEIROS DE UM NAVIO

aaqaqNeste evento, os trapalhões não pegavam nem juvenil. Um grave acidente durante um exercício naval no Estreito de Ormuz, na costa do Irã, causou a morte de  19 marinheiros mortos e 15 feridos.  O acidente foi ontem (10) e só hoje foram divulgados os detalhes. De acordo com a Marinha iraniana, a fragata Jamaram participava do teste de um novo míssil, quando disparou por engano contra o navio de apoio Konarak. A embarcação era responsável por colocar o alvo no local pré-determinado, mas não se afastou até uma distância segura e acabou atingida. Imagine se o míssil atinge a um navio petroleiro carregado e de bandeira americana. O incidente é sem precedentes.

O navio, comprado pelo Irã antes da Revolução Islâmica de 1979, sofreu grandes danos, mas não chegou a afundar. A Marinha disse que o incidente, classificado como” Fogo Amigo”   está sob investigação. Deveria ser “Fogo dos Trapalhões”. O comandante da Marinha, Abdolrahim Mousavi, o presidente Hassan Rouhani prestaram condolências às famílias das vitimas e a todos os envolvidos no desastre.

O disparo foi perto da cidade portuária de Jask, no sul do Irã,  sede de uma base naval considerada estratégica por sua posição na entrada do Estreito de Ormuz, por onde passa considerável um terço  do petróleo exportado pelos países do Golfo Pérsico. Desde 2018, quando os Estados Unidos decidiram ampliar o regime de sanções contra o Irã, aconteceram alguns os incidentes navais na região.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of