DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA PODERÃO USAR INDENIZAÇÃO COMO GARANTIA DE EMPRÉSTIMOS

Enquanto a renovação das concessões não sai do papel, as distribuidoras de energia terão uma garantia alternativa para adquirir seus empréstimos. As empresas poderão usar a indenização sobre os investimentos feitos durante a vigência do contrato de concessão, mas que ainda não foram remunerados via tarifa. Segundo o diretor geral da Aneel, Romeu Rufino (foto), a indenização atende às exigências das instituições financeiras, e será calculada a partir da base de ativos não depreciada.

De acordo com Nelson Leite, presidente da Abradee (Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica), o atraso do governo para começar a renovação das concessões em energia geram incertezas que dificultam os empréstimos, e os contratos servem como garantia para as instituições financeiras.

Para isso, segundo Rufino, a Aneel vai intermediar as negociações entre as distribuidoras e os bancos, conforme pedidos de algumas distribuidoras, estaduais e outras. Com isso, a agência já manteve contato com a Caixa e o BNDES.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of