DOW VAI USAR BIOMASSA COMO FONTE ENERGÉTICA PARA PETROQUÍMICA NA BAHIA

A Dow Chemical e a Energias Renováveis do Brasil (ERB) estão desenvolvendo um projeto pioneiro para uso de biomassa como fonte energética para a indústria petroquímica. O projeto, que possui aporte de pouco mais de R$ 250 milhões, surgiu a partir do desafio de reduzir as emissões de Gases do Efeito Estufa, para estimular o crescimento sustentável das companhias.

A geração de energia vai se dar por meio da queima de biomassa de eucaliptos, que também irá gerar vapor, contribuindo duplamente para desempenho da unidade. Paralelamente serão realizadas ações socioambientais de preservação da Mata Atlântica, apoio às comunidades locais, e também para plantação de eucaliptos.

O projeto será implementado como piloto na fábrica da Dow em Aratu (BA) no segundo semestre de 2013, substituindo parte do consumo de gás da unidade, e deve representar 75% da energia utilizada na unidade até 2014. Além da redução de gastos com consumo de energia, a iniciativa também irá contribuir na produção de vapor. As obras envolverão trabalhadores e a comunidade, gerando cerca de 2, 4 mil empregos, diretos e indiretos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of