EDF AMPLIA OPERAÇÕES NO MERCADO EÓLICO DOS ESTADOS UNIDOS E ALCANÇA FATIA DE 12% NO SETOR
Com um mercado em plena expansão e perspectiva de crescimento para os próximos anos, o momento é de novos investimentos. Este vem sendo o foco da francesa EDF Renewable Energy, que segue ampliando seus aportes no mercado norte-americano de energias limpas e já configura como a maior propulsora do setor eólico no país: em 2015, adicionou mais de 1 GW de energia nova ao longo de cinco estados, alcançando uma fatia de 12% no segmento. Impulsionada pelos novos caminhos da matriz, a energia eólica foi responsável pela maior adição de capacidade elétrica nos Estados Unidos no ano passado, com cerca de 8,1 MW.
A expansão desse mercado aponta hoje para um cenário de mudanças no país, que caminha em direção a uma maior independência do setor de óleo e gás. Dos cinco estados que lideraram o ranking de novas instalações eólicas em 2015, três deles são grandes polos produtivos de petróleo afetados hoje pela crise – Texas, Oklahoma e Dakota do Norte.
A maior parte das novas operações vem sendo iniciadas no Texas, que é favorecido por áreas com altos índices de ventos. Ao passo que os custos para produção no setor vêm se igualando aos de outras fontes energéticas, crescem hoje as demandas e cada vez mais empresas são atraídas para investimentos na área, liderada hoje por novos aportes da EDF. De acordo com o CEO da empresa, Tristan Grimbert, a companhia francesa “espera dobrar sua capacidade instalada de energias renováveis até 2030”.
Deixe seu comentário