REATORES DE PEQUENO PORTE PODEM IMPULSIONAR CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA NUCLEAR

size_590_nuclear-africaAo que tudo indica, pensar pequeno poderá ser a chave para a expansão do setor de energia nuclear nos próximos anos. É esta a visão de grande parte da indústria britânica, que defende hoje o desenvolvimento de reatores nucleares de menor porte para atender às crescentes demandas energéticas do mundo, com foco em uma maior garantia de fornecimento e de financiamentos. Os pequenos reatores modulares (SMRs), que poderão equivaler a um décimo do tamanho convencional, prometem evitar problemas de atraso e de custos que, entre outros fatores, vêm pesando negativamente sobre o crescimento desse mercado.

De acordo com defensores da tecnologia, as unidades podem ser projetadas com capacidade de 50 MW e permitir uma resposta mais rápida às demandas do mercado. As novas perspectivas desse setor já atraem o olhar do governo do Reino Unido, que recentemente lançou uma competição nacional para o design de pequenos reatores a serem aplicados na indústria britânica.

A expectativa é de que os SMRs possam começar a ser aplicados na prática até 2030, ao passo que avançam as pesquisas para a construção das centrais de geração. O impulso para o desenvolvimento da tecnologia deriva hoje principalmente da atratividade para financiamentos, o que permitiria uma retomada do mercado nuclear em larga escala. Devido a seu tamanho reduzido, o projeto demanda esforços localizados e pode garantir uma maior certeza de retorno financeiro aos investidores.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of