EDP RECEBE LICENÇA DE INSTALAÇÃO PARA PROJETOS DE TRANSMISSÃO NA REGIÃO NORTE
A EDP deu um novo passo para concretizar seus investimentos em transmissão na região Norte do país. A empresa recebeu a licença de instalação do Instituto do Meio Ambiente do Acre (IMAC) para a construção de uma subestação e de uma linha de transmissão, com previsão de iniciar as obras em junho.
Os empreendimentos licenciados, englobando a subestação Tucumã e o seccionamento da Linha de Transmissão 230 kV Abunã-Rio Branco C2, compõem parte do Lote 1 do Leilão Aneel de 01/2021, que deve demandar R$ 483 milhões em investimentos, e inclui ainda a ampliação das subestações de Abunã e Rio Branco, e a construção da LT 230 kV Abunã-Rio Branco C3, atualmente em processo de licenciamento.
De acordo com a EDP, o Lote 1 deve trazer robustez à infraestrutura de energia elétrica do Acre e de Rondônia, e a construção do empreendimento contribuirá para o sistema de transmissão de energia e atendimento de carga, garantindo a segurança energética na cidade de Rio Branco (AC) e, posteriormente, em outras localidades, como Acrelândia, Plácido de Castro, Senador Guiomard (AC) e Porto Velho (RO).
A estimativa da empresa é gerar uma receita anual permitida (RAP) adicional de R$ 38,6 milhões a partir da integração do Lote 1 ao Sistema Interligado Nacional (SIN), sendo que a subestação Tucumã terá capacidade instalada de 300 MVA, contando com um transformador reserva de 150 MVA.
Deixe seu comentário