CONGRESSO DEVE RETIRAR PARTICIPAÇÃO OBRIGATÓRIA DA PETROBRÁS NO PRÉ-SAL
O projeto de lei do senador José Serra (PSDB-SP) que pretende encerrar com a obrigatoriedade da Petrobrás na exploração das áreas do pré-sal ganhou um apoiador de peso nesta sexta-feira (26). O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) afirmou em entrevista coletiva que o congresso irá “corrigir” esta norma.
A proposta do senador paulista está tramitando em regime de urgência e será votada na próxima semana pelos seus pares. Em seguida, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados, onde, segundo Cunha (foto), será votada ainda no segundo semestre.
O deputado carioca afirmou que o governo errou em mudar do regime de concessão para partilha. Os críticos da obrigatoriedade de participação da estatal afirmam que essa exigência pode engessar a companhia, que já passa por dificuldades financeiras por conta das investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.
Como cidadão brasileiro e conhecedor do mercado de Oil&Gas, apoio integralmente este projeto de lei. Ou se decide pela velha Petrobras ou pelo Pré-Sal. Da forma que está, não dá mais… Vejam o atual caos do mercado…
Concordo com Mauro Menezes,
A que ponto chega a Petrobras.
“Petrobras manobra para derrubar ação nos EUA
A Petrobras (PETR4) apresentou, em audiência realizada na Corte Federal de Nova Iorque, recurso motion to dismiss na ação coletiva contra a companhia nos EUA. O recurso tem por finalidade fazer com que a Corte analise se, sob o ponto de vista jurídico, as alegações do autor são suficientes para que o processo siga para a etapa probatória. Após ouvir as sustentações orais das partes, o Juiz informou que emitirá a sua decisão sobre o recurso oportunamente. “