ELETROBRÁS E STATE GRID ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO

José da Costa Carvalho NetoFoi assinado, nesta quinta-feira (17), o Acordo de Cooperação para o Projeto de Transmissão UHV Belo Monte no Brasil entre Eletrobrás e State Grid. Para o presidente da estatal brasileira, José da Costa Carvalho Neto, o Acordo de Cooperação na área de transmissão em ultra-alta tensão (UHV) é fundamental para os dois países e elogiou a contribuição da State Grid na promoção da cooperação energética entre Brasil e China, acrescentando que a empresa procurará novas áreas de cooperação com a companhia chinesa.

Para o presidente do conselho da State Grid, Liu Zhenya, Brasil e China apresentam similaridades na distribuição de energia. Segundo ele, os dois países possuem bases de geração distantes dos centros de carga, com distâncias acima de 2000 km, o que cria a demanda para a construção de canais de escoamento de energia de longa distância, alta capacidade e baixas perdas, de forma a atender às necessidades de desenvolvimento econômico e social sustentável.

O consórcio formado por Eletrobras e State Grid venceu o leilão da linha de transmissão de Belo Monte, em fevereiro. O Acordo de Cooperação estabelece que os parceiros compartilharão suas experiências no que diz respeito à construção, operação e gerenciamento de rede elétrica em UHV, ao mesmo tempo que aprofundarão a comunicação e o intercâmbio, além de fornecer apoio total ao projeto no que se refere aos recursos humanos, financeiros e tecnológicos, de forma a empenhar-se em promover a construção e a implementação bem sucedida do Projeto Belo Monte.

 Na mesma cerimônia, foi assinado o Acordo de Cooperação Estratégica entre Eletrobrás, Furnas, Three Gorges Corporation e Cwei Brasil Participações para cooperação na implementação de projetos eólicos e de fonte solar no Brasil e na China, além estudos sobre novos projetos hidrelétricos no Brasil e atividades de Pesquisa & Desenvolvimento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of