ELETROBRÁS PLANEJA RETOMAR OBRAS DE ANGRA 3 AINDA NESTE SEMESTRE

angra 3Após meses de paralisia e indefinição, surge um novo sinal de vida para as obras de Angra 3. Com o objetivo de garantir o início de operação comercial em 2020, a Eletrobrás pretende retomar a construção da usina ainda neste primeiro semestre, o que poderá exigir a realização de uma nova licitação para o projeto. De acordo com o presidente da estatal José da Costa Carvalho Neto, o contrato de montagem eletromecânica deverá passar por mudanças, após ter sido rompido pelo consórcio Angramon por falta de pagamentos e pelo envolvimento direto dos negócios com as investigações da Operação Lava-Jato.

A perspectiva é de retomada, mas as soluções ainda não são claras. Em fevereiro, o Petronotícias publicou que uma das saídas avaliadas pelo governo para o reinício das obras seria a formação de parcerias internacionais com investidores privados, entre os quais estariam sendo estudados a chinesa CNNC e a francesa EDF. O objetivo da medida seria obter dessas empresas o financiamento para a conclusão das obras, com direito à venda da energia gerada pela usina durante determinado período.

Com uma nova licitação, a Eletrobrás busca agora correr contra o tempo e acelerar a construção da usina, que está paralisada desde setembro. Ainda sem resolução oficial, no entanto, o imbróglio envolvendo as obras não aparente ter fim próximo; das sete empreiteiras participantes do consórcio, apenas a Empresa Brasileira de Engenharia (EBE) manifestou interesse em dar continuidade às obras. Embora a previsão da estatal para o início de operação se mantenha em 2020, um relatório divulgado recentemente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabelece que o prazo deverá se estender ao menos até 2021.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
André Motta Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
André Motta
Visitante
André Motta

Pelo amor de Deus , a EBE não………….ela está com mais de 1000 causas trabalhistas ,deu Calote numa infinidade de “parceiros terceirizados” , como é que uma empresa desse porte ,pode se colocar a serviço da Eletrobrás se comportando como uma empresa idônia ?? É muita Cara de Pau………….