ELETRONUCLEAR REABASTECE O COMBUSTÍVEL ANGRA 2 EM TEMPO RECORDE E USINA VOLTA A GERAR ENERGIA PARA O SISTEMA BRASILEIRO

angra 2 reduzidaA eficiência dos profissionais da Eletronuclear está fazendo a alegria dos profissionais do Operador Nacional do Sistema Elétrico brasileiro (ONS). Em tempo recorde e antes do prazo, a Usina Nuclear Angra 2 foi reabastecida e sincronizada no sistema hoje ( 22) as 5:46 h da manhã. Amanhã (23), por volta das duas da manhã, já estará gerando energia a pleno. Com os reservatórios das hidrelétricas diminuindo pela falta de chuva, a volta de Angra 2 passou a ser uma espécie de “São Pedro” para o sistema integrado brasileiro. A usina nuclear de Angra 2 tem uma capacidade de geração de 1.350 Mw.

Para lembrar, no dia 6 de junho, a usina parou  para fazer o seu reabastecimento de combustível.  Além disso, foram realizadas manutenções, testes e inspeções periódicas exigidas por especificações técnicas. A duração estimada era de 48 dias. Devido à situação da pandemia no país, a empresa reduziu o escopo das atividades ao mínimo necessário. Estavam previstas  2.780 atividades, mas na verdade foram feiras 4.193,  muito mais do que se esperava ara executar as tarefas realizadas  nas paradas antes da pandemia. Houve ainda redução na contratação de pessoal. Foram contratados 770 profissionais brasileiros e 70 estrangeiros, volume cerca de 30% abaixo do praticado numa parada típica.

Além da descarga e recarga do núcleo do reator, foram realizadas atividades como testes e substituição de molas dos internos do vaso de pressão do reator; testes variados nos geradores de vapor; inspeção visual nos elementos combustíveis após o descarregamento do núcleo; testes de proteção no sistema de limitação do reator; e testes e manutenção preventiva nos transformadores de potência. Foram feitas as inspeções das hastes das barras de controle; inspeção dos internos superiores e inferiores do núcleo; execução do teste de pressão da contenção; revisão geral na turbina de alta pressão, com troca das palhetas de três rodas; teste de correntes parasitas nas turbinas de baixa pressão; revisão geral e ultrassom no rotor de uma das turbinas de baixa pressão; e a substituição de válvulas piloto.

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