ELETROSUL ARREMATA MAIOR LOTE EM LEILÃO DA ANEEL

Ronaldo CustódioDurante o leilão de transmissão 004/2014 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a Eletrosul saiu como vencedora do lote A, o mais extenso lote a ser leiloado. O lote A compreendia 2,1 mil quilômetros de linhas de transmissão, oito subestações e ampliação de 13 unidades existentes. Os empreendimentos do lote têm investimento total de R$ 3,1 bilhões e Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 336 milhões.

A empresa arrematou o lote A e seus quatro sublotes. O sistema arrematado irá escoar a energia proveniente dos futuros parques eólicos no Rio Grande do Sul. No total, são 17 linhas de transmissão em 230kV e 525kV de tensão. A partir do momento de assinatura dos contratos de concessão, a Eletrosul terá 36 meses para conclusão das obras.

“Hoje, a Eletrosul é uma das maiores transmissoras do Brasil e a sua competência técnica foi um fator decisivo para o desempenho vitorioso no lote mais expressivo do leilão da Aneel. É uma grande conquista em termos de investimentos e de volume de empreendimentos, pois representa um acréscimo superior a 50% da atual receita de transmissão da empresa. Os novos empreendimentos tornarão ainda mais robusta a estrutura de transmissão da Eletrosul, principalmente na vazão de energia eólica no Rio Grande do Sul”, afirmou o diretor de engenharia e operação, Ronaldo Custódio (foto).

O lote E também foi arrematado pela Eletrosul, dessa vez através do Consórcio Paraíso, que contava com a Elecnor e Copel. Uma subestação e duas linhas de transmissão que totalizam 265 quilômetros e 300 MVA de capacidade de transformação no Mato Grosso do Sul compõe o lote.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of