EM VIENA, BENTO ALBUQUERQUE DIZ QUE ESTÁ EM FASE FINAL A CRIAÇÃO DE AUTORIDADE DE SEGURANÇA NUCLEAR

Eidft58XcAUbMYW

Ministro Marcos Pontes, Diretor da AIEA, Rafael Grossi, e o Ministro Bento Albuquerque

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou na manhã de hoje (21) da abertura da 64ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena, capital da Áustria. Durante seu discurso, ele reforçou o compromisso do governo brasileiro para a conclusão das obras de Angra 3 e a expansão em 10 GW na capacidade de geração por fonte nuclear no país até 2050. Além disso, disse ainda que já está em fase final a criação de uma autoridade nacional de segurança nuclear.

Albuquerque afirmou que a nova entidade será responsável pelas atividades de regulamentação, inspeção e salvaguardas – atividades que até agora estavam sendo realizadas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). “Esta mudança nos permitirá acelerar projetos importantes, tais como o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). Todas essas iniciativas estão lançando as bases para um novo capítulo da expansão da energia nuclear no Brasil”, declarou. O discurso completo do ministro está disponível neste link.

22

Ministro Albuquerque com o Diretor Geral da Agência de Energia Nuclear (NEA) da OCDE

Esta foi a primeira Conferência Geral da agência presidida por Rafael Grossi, que tomou posse como diretor-geral da AIEA em dezembro. Amanhã (22), Grossi e o ministro Bento Albuquerque participarão da abertura do Fórum Científico da AIEA. Durante o evento, será apresentada a perspectiva brasileira sobre o papel que as tecnologias nucleares podem desempenhar na luta contra a mudança do clima.

Depois de participar da abertura da Conferência Geral da AIEA, Albuquerque também esteve com o Diretor-Geral da Agência de Energia Nuclear (NEA) da OCDE, William D. Magwood. No encontro, eles discutiram os avanços do Brasil em matéria nuclear, o impacto da pandemia sobre o setor elétrico brasileiro e perspectivas para o aumento da cooperação entre o Brasil e a Agência.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of