EMBARCAÇÃO RECÉM ENTREGUE TEM VAZAMENTO DE ÓLEO NA BAÍA DE GUANABARA
A embarcação Baru Mucura, da Baru Offshore, subsidiária da Intersug, foi denunciada pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente, por um vazamento de óleo na Baía de Guanabara. A mancha de óleo foi identificada pelo biólogo Mário Moscatelli, que tirou fotos da embarcação e do vazamento, repassando a denúncia à secretaria, que anunciou que a empresa será denunciada por crime ambiental. Caberá ao Serviço de Operações de Emergência (Sopea) do Instituto Estadual de Ambiente (Inea) responsabilizar os culpados pelo vazamento. A informação foi divulgada inicialmente pela jornalista Sônia Araripe, editora da Revista Plurale, que é parceira do Petronotícias.
O Baru Mucura, construído com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) opera como embarcação de apoio às plataformas da Petrobrás nas bacias de Campos e Santos. O navio, do tipo UT 4000, foi entregue à empresa no final de janeiro. Em nota, o secretário André Corrêa determinou a aplicação da “maior multa possível” à Baru.
A companhia negou qualquer possibilidade da mancha de óleo ter sido causada pela sua embarcação e disse que o navio sequer manuseia óleo. De acordo com a Baru, as verificações dos tripulantes dão conta de que não houve vazamento algum. Além disso, a Baía teria amanhecido suja de resíduos sólidos e líquidos e no momento da foto, a embarcação estaria passando sobre a mancha.
Então se a embarcação estava de passagem, kd a movimentação das elices dos motores(espuma) na popa da embarcação?